O terceiro governo de Laércio Ribeiro (PT) em João Monlevade anunciou nesta terça-feira (14) mais dois nomes interinos de seu secretariado. O então diretor da Fundação do Parque do Areão e Áreas Verdes, Samuel Domingos da Silva, passa, interinamente, à função de secretário de Desenvolvimento Econômico.
Nesse posto interino, ele sucede a Thiago Henrique dos Santos, o primeiro ocupante da pasta e que deixou a administração municipal no fim do ano. Samuel havia sido anunciado como o responsável pela Fundação Parque do Areão, mas a nomeação ainda não saiu, devido a questões orçamentárias da entidade recém-criada.
Outra é a Secretaria de Educação, que ainda sem um titular, passa a ser comandada provisoriamente pelo professor Fabrício Nereu Brandão. Ele já ocupou a pasta entre os anos de 2009 a 2012 e, atualmente, é diretor da Escola Municipal Cônego José Higino de Freitas.
Situação complicada
Há cerca de 20 dias para início das aulas, a Secretaria de Educação, uma das mais vitais para a administração municipal, estava vazia desde o fim do ano passado. A pasta é alvo de muitas especulações sobre uma eventual nomeação do vereador Belmar Diniz (PT) para chefiá-la.
A nomeação do parlamentar, que venceu as eleições de 2024 o para o quinto mandato, permitiria que o ex-vereador não eleito, Gustavo Prandini (PCdoB) chegasse à Câmara. Porém, ele seria convidado para integrar o governo, abrindo espaço no Legislativo para o ex-vereador, também derrotado nas urnas, Gentil Bicalho.
A Prandini inclusive, teria sido oferecida a Secretaria de Esportes, mas ele teria negado, de olho na pasta de Desenvolvimento Econômico. Porém, o nome dele não estaria sendo bem aceito para a pasta, devido à rejeição desde os tempos em que foi prefeito.
Por outro lado, conforme apurado, o nome de Fabrício Brandão na educação já tem agradado. Justamente, por ele ter experiência e perfil para chefiar a área de Educação. Outra a questão seria a manutenção da equipe da Secretaria, que conquistou prêmios para Monlevade e é bem avaliada pela população, devido aos resultados alcançados nos últimos anos.
Settran
O Executivo também manteve o cargo o atual chefe do Serviço de Trânsito e Transportes (Settran), José Jayme de Figueiredo Franco. O setor é subordinado à Secretaria de Serviços Urbanos, mas é considerado primordial dentro de um governo. José Jayme está à frente desde o início da segunda gestão de Laércio Ribeiro, em 2021. Ele também chefiou a pasta no primeiro mandato do prefeito, entre 1997 e 2000.