Por Estadão Conteúdo

Porta-voz da fabricante de veículos chineses BYD, Li Yunfei se opôs a relatos sobre más condições de trabalho em um canteiro de obras no Brasil, onde está sendo construída uma fábrica da montadora, dizendo que as alegações têm como objetivo difamar a China, as marcas do país e minar a amizade entre o Brasil e a potência asiática.

No início da semana, uma força-tarefa liderada por promotores brasileiros disse ter resgatado 163 cidadãos chineses que, segundo eles, estavam trabalhando em condições “semelhantes à escravidão” e com situação sanitária ruim. A BYD disse que “rescindiria imediatamente o contrato” com o Jinjiang Group, empreiteira responsável pela obra, e que estava estudando outras medidas apropriadas.

As autoridades brasileiras ainda disseram que a construtora confiscou os passaportes dos trabalhadores e reteve 60% dos salários. Aqueles que pedissem demissão seriam forçados a pagar à empresa a passagem aérea que os trouxe da China para o Brasil, bem como a passagem de volta para o país de origem.

 

Fonte: Associated Press.

 

Entenda o caso:

 

Uma força-tarefa do Ministério Público do Trabalho (MPT) resgatou 163 operários chineses nesta terça-feira (23). Eles trabalhavam nas obras da fábrica da montadora de carros elétricos BYD, no município de Camaçari, localizado na região metropolitana de Salvador.

De acordo com o MPT, os trabalhadores eram terceirizados por uma empresa chinesa e estavam em condições análogas à de escravidão nos alojamentos da obra.

Fotos: Reprodução

A inspeção constatou que os operários dormiam em camas sem colchão e contavam com um banheiro para cada 30 pessoas. Na parte de alimentação, foram encontradas panelas no chão, comida sem refrigeração para serem servidas no dia seguinte, além de fornecimento de água diretamente da torneira, sem tratamento.

 

Os procuradores também descobriram que os passaportes dos trabalhadores e parte dos salários eram retidos pela terceirizada. Cerca de 60% dos valores eram confiscados e o restante era pago em moeda chinesa para evitar o abandono do emprego.

“Caso um trabalhador tentasse rescindir o contrato de trabalho após seis meses, deixaria o país sem receber efetivamente nada pelo seu trabalho, já que o desconto da caução, da passagem de vinda ao Brasil e o pagamento da passagem de retorno, na prática, configuraria confisco total dos valores recebidos pelos trabalhadores ao longo da relação de trabalho”, informou o MPT.

Por Agência Brasil