Desde 1984
Léia Espíndola e Ercy Eduarda
06 de Maio de 2022
Aprendendo com o sucesso das mulheres

O empreendedorismo feminino está presente em vários setores e são diversos os motivos que fazem as mulheres tomarem a frente dos negócios. Isso torna cada trajetória uma história única. Na última semana, nós, como representantes da Acimon Mulher de João Monlevade, participamos de uma missão empresarial realizada na cidade mineira de Juruaia. O município promove anualmente um dos maiores eventos de moda íntima do Brasil: a Felinju. Foi notório ver e sentir o segredo de sucesso das empresas daquela cidade. 

Através da Felinju, pudemos conhecer e entender um pouco mais sobre os desafios e as conquistas das mulheres empreendedoras da cidade de Juruaia. Tivemos acesso a histórias de sucesso que inspiram outras mulheres e muitos homens também. O município cresceu, tornou-se o polo da moda em lingerie, ganhou o Brasil e já parte de outros países. 

Sem dúvida, conhecer um pouco dessas histórias de sucesso é uma forma de motivar outros negócios. São experiências que possibilitam a atuais e futuras empreendedoras descobrirem o que falta para tirar as ideias de empreender do papel, seguindo o exemplo de união e força de um comércio líder de mercado e cheio de inovações. 

Conviver com as empreendedoras de Juruaia, nos fez descobrir que lá, as mulheres estão antenadas com as últimas tendências: produtos, moda, tecnologia e marketing. Isso tudo as diferenciam do resto do setor, fazendo com que suas peças sejam desejadas não só pelo preço. Mas pela qualidade e criatividade que elas expressam. 

As empreendedoras caminham sempre juntas enfrentando o cenário político e econômico. A pandemia da Covid-19, que pegou todos nós de surpresa, não abalou o sonho dessas mulheres que correram atrás do prejuízo e se reinventaram. De cabeça erguida elas estão a todo momento em busca da transformação para alcançar o sucesso! Hoje, Juruaia produz 20 milhões de peças íntimas por ano e se tornou polo da lingerie pela força e pelas mãos de empreendedoras femininas. Empreender traz novas oportunidades para as mulheres que se dividem em jornadas duplas e batalham por reconhecimentos iguais.

A Acimon Mulher marcou presença neste evento, pois o nosso foco é continuar incentivando o empreendedorismo feminino. Ele é extremamente importante, tanto para nossa economia quanto para nossa sociedade. Ter o próprio negócio faz com que as mulheres conquistem independência financeira e impactem o desenvolvimento econômico do país. Empreender vai além de possuir um negócio. Criatividade, planejamento, autoconfiança, coragem, persistência e resiliência são algumas das características comuns entre as mulheres empreendedoras de sucesso. Mais uma vez, tivemos a oportunidade de ver que o exercício da caminhada lado a lado é algo muito forte e inovador para a busca da transformação do universo pessoal e profissional.

 Venha fazer parte da Acimon Mulher, da Câmara da Mulher Empreendedora. Aqui você cresce e vivencia trajetórias de mulheres que já desenvolveram essas potencialidades e, hoje, além de serem bem sucedidas, seguem inspirando muita gente por aí!


(*) Léia Espíndola e Ercy Eduarda são, respectivamente, presidente e vice-presidente da Acimom Mulher