Desde 1984
Nayara Mouro
11 de Março de 2022
Amor com coragem, receita para empreender
Mulher, casada e mãe, decide empreender para cuidar do filho e trabalhar em casa, ajudar na renda da família e conquistar sua independência. Conhece alguém assim?

Essa pode ser a história de alguém que você conhece, mas aqui vamos falar da minha. Prazer, sou a Nayara Mouro. Comecei a vender quitutes há 5 anos, com um filho pequeno num braço e uma cestinha de quitutes no outro. Assim surgiu o Quitutes do Paiol. Hoje o Paiol conta com quatro colaboradores e um carro lotado de produtos deliciosos que são entregues em João Monlevade.

A escolha por esse empreendimento veio das origens, família prendada criada na roça. Comecei com o meu forno de casa mesmo, comprei fiado os primeiros ingredientes. Refiz as receitas de família e pronto. Pronto?! Não mesmo!

Tive desafios! Sair da zona de conforto e a insegurança de começar desmotivada, ainda mais que não conhecia quase ninguém na cidade. Mas se o seu produto é bom e o seu trabalho é honesto você deve acreditar e persistir.

Produto pronto, tinha que contar para as pessoas que o Paiol nasceu. Na cara e na coragem peguei meu filho, minha cesta e fui no único local que conhecia alguém, deixei um pacote de pão para minha amiga e os colegas tomarem café. Fiz isso com algumas pessoas conhecidas e lugares estratégicos e o “boca-a-boca” aconteceu. Não foi do dia para noite, mas dias depois estava recolhendo os meus primeiros pedidos.

Quer empreender? Vou me atrever a compartilhar conselhos: escute os seus clientes e seja honesto com eles, com sua equipe e com os concorrentes. Observe o mercado, cuide do seu financeiro, inove, seja criativo, jamais copie. Se você copiar estará limitado à criatividade do outro e nunca estará preparado para as diversidades e, principalmente, faça tudo com muito amor!