Desde 1984
Leles Pontes
03 de Dezembro de 2021
História de trabalho e dedicação ao próximo

Sou natural de Major Ezequiel, distrito de Alvinópolis, nascido e criado na roça, venho de família humilde e batalhadora. Desde criança lembro das batalhas de meus pais para nos criar, sou o decimo de uma família de 13 irmãos.

Sou filho de Bizoca, assim minha mãe era conhecida, uma mulher exemplar, viveu para cuidar dos seus filhos e de pessoas carentes; foi a primeira vereadora eleita de Alvinópolis. Meu Pai era conhecido como Zinho Pontes (ex-combatente da guerra de 1945, serviu o Exército brasileiro, isso nos orgulha muito), foi Juiz de Paz por indicação, pai exemplar que exerceu a cidadania com bons exemplos, nos deixando um legado. Hoje vivem em nossas memorias. Ainda sobre a política em nossa família, temos o exemplo de meu irmão Bidão, que hoje exerce seu quinto mandato como vereador de Alvinópolis.

Meus pais sempre gostaram de ajudar as pessoas mais necessitadas, apesar de nossas lutas e dificuldades, eles sempre gostaram de ajudar. Meu pai foi vereador por um mandato e nossa mãe ingressou também na vida política, sendo a primeira vereadora de Alvinópolis. 

Essa força e exemplo que me incentivou a candidatar a vereador. Nos anos 80 as coisas apertaram. Eu já estava rapaz, queria minha independência. Conversando com meu pai, ele me deu muita força para eu vir para João Monlevade.

Cidade que me acolheu e me deu meu primeiro emprego, trabalhei na empresa Montreal por alguns anos, morava de aluguel em uma república, logo ali no bairro Alvorada. Os anos foram passando e o emprego na Montreal já não me bastava, queria mais, então corri atras, estudei muito e passei no vestibular para Educação Física, lá em Ipatinga.

Foram quatro anos de luta, onde dividia meu tempo com o trabalho e a viagem diária ate Ipatinga. Já formado como professor e pós-graduado em Educação Física, trabalhei em várias instituições de ensino, Escola Municipal Promorar, Alberto Pereira Lima, entre outras.

Fui ficando conhecido pelo amor à minha profissão, já não era mais o Leles, era o Tio Leles, “fessor’’, Professor Leles e até hoje sou conhecido como Professor Leles Pontes.

O histórico politico dos meus pais começou a aflorar em meus pensamentos. Queria servir mais ao povo, então resolvi me candidatar para vereador e em 2012 fui eleito.

Nosso trabalho começou firme, com vários projetos pautados, atendimento humanitário à população. E assim é reconhecido meu gabinete até hoje, de portas abertas para o povo.

Em 2015 fui reeleito novamente, mais uma vez continuamos nosso legado, atendimento humanitário, vários projetos e indicações e o mais importante, participação popular sempre. 

O que as pessoas falam mais nas ruas é de nossa presença em todos os bairros, procuro atender demandas de toda João Monlevade, por isso o reconhecimento veio nas últimas eleições.

Nas eleições de 2019, apesar de uma grande renovação na Câmara Municipal de João Monlevade, fui o vereador mais votado de nossa cidade. Tive votos em quase todas as urnas e não me canso de agradecer à população, por mais esse voto de confiança. 

Finalizando, quero agradecer ao Jornal A Notícia pelo espaço. Isso é muito importante para que o vereador mostre sua historia e o seu trabalho prestado.

Meu gabinete continuará sempre à disposição de todos, sou Geraldo Camilo Leles Pontes e tenho orgulho de ser seu representante no Legislativo Municipal.


(*) Geraldo Camilo Leles Pontes é ex-presidente da Câmara e vereador em Monlevade