Desde 1984
Felipe Miranda de Souza
19 de Novembro de 2021
Um “Novo Ciclo” para a advocacia

Meu nome é Felipe Miranda de Souza, tenho 40 anos e sou advogado nesta Subseção há quase duas décadas, tempo em que sou associado no escritório onde trabalho em parceria com os advogados Thales Gonçalves, Filipy Salvador e Antônio Neto. Sempre pautei minha conduta pela ética e valorização deste indispensável ofício que me proporcionou tudo o que tenho hoje. 

Sou, acima de tudo, um entusiasta da advocacia e desejo repassar este amor pela profissão aos jovens advogados. Foi buscando conciliar a experiência dos anos de profissão, com vigor e anseios da juventude, que nasceu este projeto!

A ideia desse Novo Ciclo para a 75ª Subseção da OAB/MG surgiu com o intuito de apresentar aos advogados uma nova visão de trabalho em prol da classe, iniciando pela profunda reformulação promovida na composição da chapa, se comparada às gestões anteriores.

Preciso agradecer publicamente neste espaço aos colegas que abraçaram comigo essa causa: Vice-presidente Maria da Penha, Secretária-Geral Juliana Eleutério, Secretária-Adjunta Rosa Mônica, Tesoureiro Alair Carvalho e Conselheiros Humberto Duarte, Cezer Lopes, Alexandre Nelson, Vanessa Gomes e Anna Carollina Barros.

Sei da responsabilidade de dirigir uma instituição como a OAB e das expectativas que se despertam não apenas entre os advogados, mas também na sociedade, dada envergadura e representatividade desta entidade de classe na região. Somos mais de 500 inscritos na 75ª Subseção, alocados nas Comarcas de João Monlevade, Nova Era, São Domingos do Prata, Rio Piracicaba e Municípios vizinhos.

Alcançar e integrar todos os advogados e estagiários da nossa Subseção é um dos grandes desafios que iremos enfrentar. Cada um destes profissionais vive dificuldades em sua rotina diária, sendo, às vezes, desvalorizados no seu ofício por agentes públicos ou pelos próprios clientes. Foi pensando nisso que surgiram nossas principais propostas: 

1. Traçar políticas efetivas de valorização do advogado, especialmente nas comarcas vizinhas a Monlevade, onde levaremos eventos antes realizados somente aqui e criaremos uma cultura de descentralização de atos, tudo isto, visando dar maior visibilidade e importância à classe na região 2. Criar a comissão de integração regional dedicada exclusivamente a captar as demandas dos advogados na região e montar estratégias de solução. 3. Lutar junto ao conselho seccional em prol da redução da anuidade da OAB. 4. Buscar novos importantes convênios, em toda a região, com segmentos de produtos e serviços ao advogado e sua família. 5. Capacitar os colaboradores da subseção nas salas da OAB para auxiliarem os advogados no PJE. 6. Empreender esforços para construção da sede da subseção, com uma proposta de trazer independência, respeito, conforto e um conjunto de serviços que possam alcançar não apenas o advogado, mas também a sociedade.

Enfim, com criatividade e vontade de trabalhar, elaboramos diversas propostas para atender aos advogados da nossa região. A 75ª Subseção prossegue com sua natureza voltada para o tratamento e relacionamento harmonioso entre nós, colegas advogados, advogadas e estagiários, em prol da união que sempre foi marca desta subseção. 

A chapa Novo Ciclo vem, contudo, trazer um novo olhar para a advocacia! Um olhar que valorize a diversidade de interesses, descentralização de ações e, fundamentalmente voltado a algo que consideramos salutar: A alternância na gestão da instituição! Por fim, gostaria de agradecer a oportunidade, bem como convidar os colegas advogados que acreditam nesse projeto para no dia 27 de Novembro fazerem parte desse NOVO CICLO – Chapa nº 10752.


(*) Felipe Miranda de Souza é candidato a presidente da 75ª Subseção da OAB/MG pela chapa Novo Ciclo