Desde 1984
Larissa Santiago
19 de Novembro de 2021
Por uma advocacia mais forte

As eleições na Seccional da OAB de Minas Gerais ocorrerão no dia 27 de novembro de 2021, das 8h às 17h, em todo o Estado. Além da proteção aos advogados, a OAB tem também por finalidade defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos, a justiça social, pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas. 

Escolhi ser advogada ainda estudante de Direito e no momento que recebi a minha carteira da OAB aqui de João Monlevade, ao vislumbrar a galeria de fotos dos presidentes da nossa Subseção, nasceu no meu coração o sonho de servir à minha classe profissional. Assim, em 2016 fui a 2ª mulher eleita para presidir a nossa Subseção, sendo que a primeira foi a Dra. Antônia Malta, advogada pioneira em nossa comarca. 

Os desafios foram muitos desde o início, mas na busca incessante de unir pequenas forças para alcançar transformações na OAB local, conseguimos a união de advogados e advogadas dispostos a trabalhar por uma advocacia cada dia mais forte. Queremos entregar aqui em João Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba e São Domingos do Prata, uma OAB mais inclusiva, participativa, integrada, aberta ao diálogo, que priorize a valorização do advogado e que continue aperfeiçoando toda infraestrutura da OAB, essencial para o trabalho dos advogados, além da efetiva participação da OAB nas ações sociais. 

Sobre a nossa infraestrutura local, vale esclarecer que logo no primeiro ano de gestão, em 2016, buscamos meios de executar o projeto de construção da OAB na comarca de João Monlevade, projeto esse idealizado e aprovado pela gestão anterior e também pela Câmara de João Monlevade no ano de 2016, depois de nosso pleito. 

Em diligência junto à OAB-MG para deliberação dos recursos à construção de sede, constatou-se também a inviabilidade da obra em um terreno que não seria de propriedade da OAB, sendo que o município, por questões legais, fez a cessão de uso e não a doação do local. Em diligências junto a outros presidentes de subseções, constatou-se também a onerosidade e inviabilidade financeira de manutenção da sede. Ademais, a 75ª Subseção, na época, composta pelas comarcas de João Monlevade, Alvinópolis, Nova Era, Rio Piracicaba e São Domingos do Prata, atenderia apenas aos advogados na comarca de João Monlevade. 

Por essas razões, nas anteriores gestões, a diretoria buscou recursos junto à Seccional para revitalização das salas da OAB de todas as comarcas. Assim, com a reorganização estrutural das salas e novas diretrizes de atendimento, buscou-se melhor atendimento e conforto ao advogado de todas as cidades que compõem a 75ª Subseção, dentro dos fóruns. 

No momento, entendemos que a construção de escritórios compartilhados é mais viável, sendo que o candidato à presidência da OAB/MG que apoiamos, Sérgio Leonardo, já se comprometeu com a destinação de recursos para esse projeto que atende do Jovem ao Advogado Sênior. Ainda temos muitos projetos para a valorização e respeito à Advocacia Regional e nossa pretensão é criar os escritórios compartilhados em todas as comarcas que compõem a Subseção, a fim de que os advogados aqui inscritos tenham acesso a mesma infraestrutura, possibilidade de atendimento aos clientes, utilização de computadores e rede, bem como a participação em cursos de capacitação e palestras sem precisar deslocarem até João Monlevade, atendendo de forma efetiva e local todos os profissionais inscritos nas cidades de João Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba e São Domingos do Prata, pois nossa região possui distintas realidades vivenciadas pela advocacia, dada sua extensão territorial e atuação intermunicipal. 

Queremos realizar mais projetos que demonstrem, efetivamente, que a advocacia competente e valorizada está em nossa região, apta a atender os anseios de nossa sociedade. Contamos com o apoio de todos para continuar o nosso legado de uma advocacia mais forte e valorizada! Aqueles advogados que desejam fazer parte desse legado, juntem-se a nós! A OAB é nossa.



(*) Larissa Santiago é candidata a presidente da 75ª Subseção da OAB/MG pela chapa OAB Mais Forte