Desde 1984
Coxia
19 de Novembro de 2021
Coxia 2660

Luzes de Natal

Parceria entre a Prefeitura de Monlevade e a Acimon vai enfeitar a cidade para o Natal 2021. Os pontos da cidade a serem enfeitados são as praças Sete de Setembro e do Lindinho, em Carneirinhos, São José Operário, no Centro Industrial, Rodrigo Cota Bastieri, no Teresópolis, e Onofre Ambrósio, na Castelo Branco, no bairro República. Do total de R$160 mil, 40% será destinado pela Acimon. Bom para a cidade!


Edital

Na próxima semana, a Prefeitura de João Monlevade realiza licitação para contratar a empresa que terá a missão de elaborar o edital de concessão do serviço do transporte coletivo do município. Para tanto, o Executivo prevê gastar até R$568.333,33. Vencerá a que apresentar o menor preço. A missão não é nada fácil já que o setor tem sido alvo de constantes críticas e é a oportunidade de melhorar o sistema de transporte público. 

Justificativa

 O Executivo já informou que a ideia é viabilizar estudos para melhorar a qualidade do serviço prestado pela concessionária do serviço de transporte público, a partir de 2022. A consultoria fará pesquisas e levantamentos diversos para obter dados, indicadores e índices confiáveis à modelagem operacional financeira econômica e tarifária do sistema de transporte de passageiros. Também está prevista a avaliação de todas rotas e tipos de veículos mais adequados para a prestação dos serviços. 

Licitação

Vale lembrar que a licitação do transporte público é muito importante porque o período de vigência de contratos costuma ser longo. Para se ter ideia, a concessão da Enscon, atual prestadora do serviço, chega ao fim no ano que vem, após 17 anos. Ou seja, a empresa que vencer deve permanecer no município por muitos anos e o edital precisa contemplar, sobretudo, a eficiência do serviço e o bom atendimento aos cidadãos.  


Covid

João Monlevade vai desativar a Central da Covid, que funcionava no prédio da Secretaria Municipal de Saúde. A partir do mês de dezembro, o atendimento a casos suspeitos será feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os números de casos têm diminuído na cidade, o que é uma excelente notícia para o município porque mostra que a pandemia está sob controle. Que permaneça assim. 

Castração

A Prefeitura de Monlevade anuncia a castração de 100 cães para resolver o problema de animais abandonados em Monlevade. Porém, o anúncio é para o ano que vem, segundo a Prefeitura. O assunto é importante e merece atenção. 

Contrário

O deputado Bernardo Mucida (PSB) foi o único a votar contrário ao parecer da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia de Minas, sobre o projeto de mineração na Serra da Moeda. A proposta é criticada porque, em suma, permite que a área, atualmente protegida, seja explorada por mineradoras. 

Tarde da noite

A reunião teve horário bastante incomum: 23h45 da última quarta-feira. Além disso, o projeto teve tramitação rápida na Assembleia. Em apenas 72h, passou pelas comissões de Constituição e Justiça, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico. Agora, está pronto para ir a plenário. 

Campanha

A 6ª edição da Campanha Natal sem Fome: “Quem tem fome tem pressa”, diferentemente de edições anteriores, será direcionada exclusivamente para famílias em vulnerabilidade social em João Monlevade. Antes as doações eram destinadas para o estado do Pará. A justificativa é o aumento da pobreza em Monlevade. A ação realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com o apoio da Associação Médica de João Monlevade, Prefeitura, Unimed, bem como voluntários e organizações da sociedade civil, busca arrecadar recursos para a aquisição de cestas básicas para minimizar a fome e a miséria. 

Doações

As doações para a campanha Natal sem Fome podem ser feitas até o dia 23 de dezembro. As doações em dinheiro poderão ser feitas na Secretaria da Paroquia Nossa Senhora da Conceição por meio de um carnê personalizado ou pelos envelopes da campanha que serão distribuídos nas paróquias. Também podem fazer transferências ou depósitos na conta da Diocese de Itabira – Natal sem Fome - PIX (31) 99161-8256 / CNPJ – 20.963.351/0034-73/ Banco 756-Sicoob Credimepi / Agência 4108 – Conta Corrente: 20531-1.