Desde 1984
Núbia Bueno
03 de Setembro de 2021
“O sorriso é a prova de que dias de sol nascem dentro da gente”

Esta frase do título é de Thiago Tristão e quero utilizá-la para falar um pouco da minha experiência profissional e pessoal na pandemia. Sou Núbia Bueno, odontóloga apaixonada pela profissão e de maneira muito especial pela Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares, que são a minha especialidade. Com a pandemia, percebi que o sorriso passou a ser mais valorizado, apesar de ficar escondido atrás da máscara. O ser humano tem a tendência de valorizar as coisas depois que as perde e o sorriso nunca foi tão desejado como agora. Isso tem alguns motivos: o fato de ter mais tempo para ficar em casa, se olhar no espelho e até mesmo se perceber fez com que muitas pessoas prestassem atenção ao que antes negligenciavam.

Com a pandemia, os olhos passaram a sorrir, mas você já reparou que para eles sorrirem sua boca faz o movimento do sorriso? É impressionante como culturalmente o brasileiro troca o essencial como a saúde pelo “supérfluo”. A pandemia mudou os conceitos e prioridades, nos mostrou de forma dura o quanto é importante ter saúde. E a verdade é que a saúde começa literalmente pela boca. Somos o reflexo do que comemos e uma boa alimentação passa por uma mastigação eficiente. 

Pouco antes do início da pandemia, no final de 2019, eu estava vivenciando uma grande mudança em minha vida. A necessidade da reestruturação familiar e também profissional. A pandemia por si só já impactou enormemente a minha vida, assim como a de todos. Mas a verdade é que aprendi a ser resiliente, persistente, paciente e principalmente grata. Vejo que se abriram diferentes oportunidades e antigos projetos profissionais foram retomados. A Ortodontia Digital cresceu muito e meu trabalho têm colhido muitos e felizes frutos.

Queria muito deixar uma mensagem de otimismo para todos, por maior que sejam os problemas e as adversidades, tudo passa… Assim como coisas boas terminam, os momentos difíceis também passam. A vida é um eterno recomeço, há sempre um amanhã que eventualmente nos traz um novo amor, uma nova oportunidade de trabalho, uma nova esperança. As coisas fáceis não nos melhoram, sair da zona de conforto é imprescindível para o nosso crescimento pessoal, emocional e profissional.    

A pandemia afetou muitas famílias de forma devastadora. Poder ajudar outras pessoas engajando em projetos sociais como “As Quentinhas do Bem” me fizeram sentir bem melhor. Poder contribuir de alguma forma para amenizar o sofrimento de outros só faz bem e nos faz perceber o quanto ainda somos privilegiados.

Nunca aceite menos do que se sinta merecedora, em qualquer área de sua vida. E para as mulheres fica a dica: Juntas somos mais fortes, adotem a sororidade. O lugar da mulher é onde ela quiser! Sorria sempre!             


(*) Núbia Bueno é odontóloga e integrante da Acimon Mulher