Desde 1984
Editorial
27 de Agosto de 2021
A responsabilidade de cada um

O aumento de casos de Covid em João Monlevade, nos últimos dias, fez o município regredir para a Onda Vermelha do Minas Consciente. Em novo decreto, a Prefeitura tenta diminuir a circulação de pessoas em locais públicos e privados. Nada disso adianta se a população não se conscientizar que é dever de cada um evitar a propagação do vírus.

O momento é fazer com que as pessoas entendam que, sem união de propósitos anticovid, essa doença não vai acabar e muita gente ainda vai se contaminar e poderá morrer. 

Outro tema importante é a vacinação. Enquanto muitos aguardam o seu momento na fila para receber a vacina contra a Covid-19, um grande número de pessoas, em Monlevade cerca de 1,5 mil, já poderiam ser imunizados com a segunda dose mas não foram aos postos. Os motivos são diversos e incluem a desinformação, reforçada pela propagação de notícias falsas sobre as vacinas; o engano de que a doença não é tão grave e a influência do movimento antivacina.

Pesquisas apontam que 99% das mortes causadas pela Covid-19 nos Estados Unidos são de pessoas que não receberam os imunizantes. Isso mostra que vacinas são fundamentais para abrandar os impactos da doença. O governo federal precisa enviar mais doses para chegarmos a outros grupos etários e as pessoas precisam entender que as vacinas salvam vidas. Quanto mais imunizados, mais o vírus perderá força e mais rápido sairemos dessa pandemia. Cada um é responsável pela vida do outro.