Desde 1984
Cristina Nascimento
16 de Julho de 2021
Capacidade de resiliência

Acho que um aprendizado que podemos tirar da pandemia é a capacidade de resiliência. Foram tantos acontecimentos ruins, tantas empresas fechando, tantas mortes no nosso país. Nesse momento difícil, o mais importante talvez seja a resiliência. Um fator chave, já que sem ela não conseguiríamos nem levantar da cama pela manhã. Outro ponto que para nós foi muito importante foi começar a enxergar a internet como nossa grande parceira e aliada. Foi preciso agilizar o aprendizado sobre marketing digital, hoje temos uma venda expressiva pelas redes sociais e desejamos aumentar a cada dia mais essas vendas.

As lives vieram para nos fazer crescer enquanto empresa e até no âmbito pessoal. Através delas conseguimos nos conectar a cada dia mais com nossas clientes e estar mais perto delas. Além disso, foi importante para que eu aprendesse a ter mais desenvoltura e perdesse um pouquinho da vergonha de falar em público. Eu consegui perceber que sou capaz de conquistar coisas além do que eu esperava que fosse capaz e isso me ajudou muito na minha vida pessoal.  

Sempre que vamos iniciar algo novo é importante termos certeza do sucesso. Comecei com medo, mas sabendo que daria certo. Nesse processo inicial a equipe da Andarilha e a minha filha Ana Laura me ajudaram muito a acreditar no novo projeto. Uma preocupação nossa é, de fato, nessa questão do calce, por isso, prefiro calçar na medida do possível, mostrar como os produtos ficam no pé. Claro que varia de pé para pé, mas acredito que transparência é importantíssimo para criar um vínculo de confiança com o cliente, não apenas online, mas também na loja física.

Hoje, para nos mantermos de pé perante a tantas mudanças, é importante, mais do que nunca, a vontade de ousar e acreditar em novas ferramentas. As coisas estão mudando muito rápido e isso não é apenas dentro das empresas, vemos essa mudança acelerada em todos os aspectos da vida inclusive – e principalmente – nas escolas. A vontade de evoluir é um fator primordial para se manter no mercado.

Eu acho essa mudança tecnológica maravilhosa! Há uns 10 anos nem sonhava que chegaríamos a essa rapidez de informação, entretanto, eu acredito que é preciso ter responsabilidade com o uso de mídias sociais pois estamos falando de seres humanos e não de números. Acho que ainda falta muito para a gente entender realmente os efeitos da tecnologia no nosso dia a dia, principalmente em relação a nossa psique.

O Instagram é uma ferramenta que nós utilizamos muito, percebo que as clientes gostam de nos ver nas redes sociais para falarmos com propriedade dos nossos produtos. Utilizamos o Facebook e o WhatsApp para estarmos juntas às necessidades das clientes. 

Além das redes sociais temos a loja web também. Hoje temos, além da loja física, um site completo com todos os produtos disponíveis. Graças ao todo Poderoso, tivemos a perspicácia de ultrapassar fronteiras e ir além, nos adaptando ao um novo ciclo. Creio que, com a população vacinada com a primeira dose, iremos ultrapassar fronteiras do otimismo de uma vida mais segura e leve.


(*) Cristina Nascimento é empreendedora, proprietária da Andarilha Calçados e integrante da Acimon Mulher