Desde 1984
Editorial
29 de Janeiro de 2021
Os desafios do trânsito

A Prefeitura de João Monlevade apresenta projeto para melhorar o trânsito na região central. A medida, uma das bandeiras de campanha do prefeito Laércio Ribeiro (PT), mostra que mudanças são possíveis, quando há boa vontade política. O assunto não é novo, mas a torcida é para que funcione.

O Projeto Novo Centro, apresentado pelo governo anterior, foi reprovado pela população logo nos primeiros dias e causou desgaste desnecessário para aquela administração, que também foi rejeitada nas urnas. 

Toda mudança, com planejamento e organização, é bem-vinda. João Monlevade merece e precisa de um trânsito melhor. Lembrando que não é fácil resolver um problema desse tamanho e de décadas, da noite para o dia. No entanto, algumas intervenções simples podem dar resultados satisfatórios. 

O mundo evoluiu, vivemos a era do automóvel, mas a cidade, em sua região central, continua com as mesmas avenidas e ruas de sempre. Se não é possível abrir vias, por questões de recursos, por que não pensar em ações para dar resultado no número de veículos em circulação? Restrição de estacionamentos, rotativos eficazes, rodízio de veículos, ampliar linhas e horários de coletivos, incentivar uso de bicicleta, entre outros poderiam ser um caminho a ser tomado. 

Que o novo projeto traga resultados positivos para a população e que não seja apenas mais um experimento. É o que se espera.