Desde 1984
Editorial
11 de Dezembro de 2020
Heróis de todos os dias

“Nós podemos ser heróis, mesmo por um dia”. É o que canta um dos maiores nomes da música pop mundial, o inglês David Bowie no sucesso Heroes. Em João Monlevade e região, há heróis anônimos, voluntários que não medem esforços para ajudar o próximo. Os grupos de resgate voluntários são reservas morais do Médio Piracicaba na sua nobre missão de salvar vidas.  

Em mais uma lamentável tragédia em nossa região, o acidente com o ônibus da empresa Localima, que despencou da Ponte Torta na BR-381, todos os grupos voluntários, além de socorristas de brigadas em empresas, se desdobraram para minimizar os impactos da tragédia, resgatando o máximo número de vítimas. Os integrantes do Sevor foram os primeiros a chegar à cena do acidente. Foram os primeiros a avisar à Vale do acidente, pedindo a suspensão dos trens. Foram eles quem levaram 30 pessoas com vida para o Hospital Margarida para os primeiros socorros. 

Nem a Defesa Civil Estadual, nem o governador do Estado, Romeu Zema (Novo), citaram a atuação dos voluntários da região. Não o fizeram, não por falta de méritos dos voluntários. Mas por que seria o reconhecimento da incompetência de um estado que não dá conta de cuidar de todos ao mesmo tempo.

Mas, não se pode apontar todos os dedos para o Estado, que falha muito, mas no triste episódio da semana passada, se desdobrou e mostrou que Minas é um dos mais preparados do país. Rapidamente, helicópteros levaram as vítimas mais graves para BH, diversas ambulâncias dos bombeiros e da Defesa Civil foram eficazes no seu papel e a Polícia Civil imediatamente iniciou as investigações. Sem falar no trabalho dos médicos legistas para identificar e liberar os corpos. Foi uma ação conjunta de todos os heróis que não o são por apenas um dia. 

Mas além dos agentes públicos, é preciso reconhecer a capacidade técnica e o compromisso dos grupos de resgates que merecem todo o reconhecimento e méritos por servirem para o bem. Na ativa há 20 anos, o Sevor é escrito pelas histórias das muitas vidas que ajuda a salvar. E mais esse capítulo entra na história desse grupo, heróis em todos os dias.