Muita gente não imagina que o aço produzido na Usina de Monlevade está presente no cotidiano dos monlevadenses e, claro, dos brasileiros. O fio-máquina, matéria-prima produzida pelos trabalhadores de forma ininterrupta em três turnos diários, segue abastecendo o mercado nacional e internacional há anos.
Fundada em 1935, a Usina de João Monlevade, hoje da ArcelorMittal, expede 85% da produção para clientes no mercado interno e 15% seguem para exportação. A unidade é a única fabricante brasileira de aço utilizado para a produção de cordoalhas aplicadas na fabricação de pneus (steelcord).
Com isso, 80% dos pneus fabricados no Brasil (três em cada quatro) tem aço produzido em Monlevade. Ou seja, se um cidadão do Acre, por exemplo, comprar um pneu feito no país, provavelmente, esse terá aço da unidade monlevadense.
Além da estrutura dos pneus, o fio máquina produzido na Usina de Monlevade tem características especiais. Dessa forma, sua utilidade é variada para outros elementos da indústria automotiva. Por exemplo, é usado na fabricação de barras para amortecedores, molas helicoidais, fixadores, cabos e soldas.
Outra utilidade do material aqui produzido é a lã de aço presente nas cozinhas e até nas molas que sustentam colchões. Sem contar ainda, aplicações na agropecuária, construção civil, eletrificação, cabos, produtos de linha branca, entre outros.