Evento é uma realização da ArcelorMittal Mina do Andrade
A Federação Mineira de Trekking e Enduro a Pé (Femitep) está realizando mais uma etapa do projeto Trekking do Conhecimento, que agora na edição Cidades V, acontece na cidade de Bela Vista de Minas, a cerca de 110 km da capital mineira. O projeto, viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais, conta com o patrocínio da ArcelorMittal e envolve a participação de 430 estudantes de escolas públicas da região.
Nesta fase, professores especializados estão ensinando aos estudantes o esporte trekking de regularidade, uma prática que combina aventura e estratégia, onde os participantes devem percorrer trilhas naturais, respeitando tempos predeterminados em diferentes trechos. O esporte, além de promover atividade física, desenvolve habilidades de orientação, trabalho em equipe e preservação ambiental.
O ponto alto do projeto será uma trilha organizada na área natural do Parque de Exposições Maestro Valdivino dos Santos, que também se estenderá pela mata da ArcelorMittal. Os estudantes estão seguindo o conteúdo da apostila de trekking preparada especialmente para o projeto, que aborda não só as técnicas do esporte, mas também lições sobre a fauna e a flora locais. Além do aprendizado esportivo, o projeto visa conscientizar os jovens sobre a importância de preservar as áreas naturais de sua comunidade, reforçando a relevância da sustentabilidade para o futuro das próximas gerações.
As atividades do projeto “Trekking do Conhecimento Cidades V” estão sendo realizadas em parceria com três instituições de ensino:
• Escola Estadual Padre Oswaldo de Podestá – Rua José Domingos Loureiro, 385, Centro, Bela Vista de Minas.
• Escola Estadual Professora Adelina da Conceição Mendes – Rua José Gabriel Filho, 215, Centro, Bela Vista de Minas.
• Escola Municipal Germin Loureiro – Rua Barra Mansa, 800, Bairro Vale do Sol, João Monlevade, MG
O esporte
O trekking de regularidade é uma modalidade esportiva de caminhada em trilhas naturais que envolve precisão e planejamento. A atividade proporciona inúmeros benefícios, como o aumento da resistência física, a melhora da capacidade cardiorrespiratória e o fortalecimento muscular, além de ser uma oportunidade de integração com a natureza e a promoção da saúde mental. O projeto também tem vagas para comunidade.
Além de beneficiar os estudantes das escolas públicas participantes, o projeto “Trekking do Conhecimento Cidades V” também abrange outras categorias importantes da comunidade. A categoria da Melhor Idade, aberta para pessoas acima de 60 anos, é especialmente contemplada, oferecendo uma oportunidade de prática esportiva para os idosos da região. Outra categoria que será beneficiada é conhecida como Trekkers, composta por pessoas da comunidade, tanto aquelas que já praticam esportes quanto as que não possuem experiência, incentivando a todos a participarem de um trekking de regularidade. Um curso on-line será disponibilizado no site www.femitep.com.br e também um curso presencial sobre o esporte será agendado na cidade, ambos serão oferecidos gratuitamente para todos os participantes.
Inscrições
inscrições para o projeto são gratuitas e garantem aos participantes uma camiseta, a planilha de navegação e uma medalha de participação. As inscrições e todas as informações serão divulgadas no site, e como as vagas são limitadas, sugerimos que fiquem atentos para garantir seu lugar assim que forem abertas, já que costumam esgotar rapidamente. Para mais informações, além de acompanhar o site, há o perfil no Instagram, onde serão divulgadas as datas e novidades sobre o evento. Para qualquer dúvida, entre em contato através do WhatsApp (31) 97160-2614 ou pelo e-mail.