O projeto “Vem Ver Monlevade: Mãos que Contam Histórias – Nosso Passado, Presente no Futuro”, idealizado pela artista Márcia Maria Teixeira dos Anjos, ganha exposições dos trabalhos em espaços públicos da cidade. A mostra conta com peças artesanais elaboradas por técnica e criação livre, produzidas por adolescentes de bairros periféricos da cidade. Além disso, a iniciativa utiliza matéria prima local, como terra, minério, flores e folhas secas, entre outros.
Segundo Márcia, o projeto deu oportunidade a 16 adolescentes de experimentar e estimular a prática de atividades artesanais e lúdicas. A realização das oficinas, diz a artista, promoveu a autoestima, o bem estar físico e emocional, oferecendo ao adolescente oportunidades para conhecer a história da cidade.
Conforme Márcia, eles também coletaram materiais no território e os transformaram em acessórios, peças decorativas ou utilitárias. “Agora vamos apresentar o resultado deste projeto para a comunidade local e lançar um novo olhar sobre a cidade, valorizando o trabalho dos adolescentes”,conta.
A proposta contemplou adolescentes moradores dos bairros: Boa Vista, Industrial, Cidade Nova, Planalto, Sion, Cruzeiro Celeste e Estrela D’alva. “Nas oficinas, eles tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades, reconhecer seu potencial e sentir-se valorizados pela comunidade e sociedade local”, informa Márcia dos Anjos.
A atividade artesanal, segundo a artista, é uma terapia que promove bem-estar físico e emocional, além de ser uma forma de manifestação de emoções, traumas e vivências que estimulam a melhora psicológica dos praticantes. Dessa forma, as oficinas estimularam a prática de contação de histórias através dos objetos produzidos. O projeto é financiado por recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), através da Fundação Casa de Cultura de João Monlevade, Prefeitura de João Monlevade e Governo Federal.
O projeto “Vem Ver Monlevade: Mãos que Contam Histórias – Nosso Passado, Presente no Futuro” faz três exposições nos dias dias e locais:
4 e 5 de Dezembro na Câmara Municipal;
9 e 10 de Dezembro no Hall da Prefeitura;
15 de Dezembro na Praça do Povo.