O prefeito Laércio Ribeiro (PT) sancionou na terça-feira (23), a Lei Municipal 2665, que institui no município a campanha “Maio Vermelho”. A proposta é conscientizar a população sobre os acidentes vasculares cerebrais (AVCs), formas de prevenção e consequências.
A Sociedade Brasileira de Acidente Vascular Cerebral informa que a doença matou 109.560 brasileiros no ano passado. Pelo quinto ano consecutivo, a doença é a principal causa de morte no Brasil. Conforme a justificativa, anualmente, durante o mês de maio, o Poder Público, em cooperação com entidades civis e profissionais da saúde, realizará ações de conscientização sobre os AVC’s, através de palestras, treinamentos, eventos, inserções publicitárias, conteúdo midiático, dentre outras.
Conforme a voluntária da Associação dos Avcistas do Brasil, Cíntia Souza, que apresentou a ideia do projeto ao Legislativo, a prevenção é o melhor remédio. Os vereadores Belmar Diniz (PT), Marquinho Dornelas (Republicanos), e Thiago Titó (MDB) foram os autores da matéria, aprovada pelo Legislativo e sancionada nesta semana.
Cintia conta que, em dezembro de 2013, sofreu um AVC isquêmico, com sequelas invisíveis. “Acho de suma importância que a população monlevadense saiba que um projeto tão importante foi assinado e se tornou lei municipal. Com mais informações e políticas públicas, conseguiremos reduzir possíveis futuros eventos de acometidos por AVC, uma doença tão grave e que quando não causa óbitos, pode deixar sequelas graves”, disse.