Os três cemitérios públicos de João Monlevade abrem as suas portas neste sábado (2), dia de Finados. Os familiares dos sepultados no Baú, Laranjeiras e Carneirinhos podem procurar essas necrópoles das 7h às 17h para orar e prestar suas homenagens aos entes queridos e familiares que já partiram.

Missas

As paróquias de João Monlevade anunciaram nesta semana a sua programação de Missas para o dia de Finados. Às 9h, será oficiada Missa no cemitério antigo do bairro Baú, pelas paróquias São José Operário e Nossa Senhora de Fátima. Às 15h, a mesma necrópole recebe outra Missa, dessa vez sob responsabilidade da paróquia São Luís Maria de Montfort.

As igrejas também receberão Missas no dia da Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, a nomenclatura eclesiástica para a data. A igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro JK, abre as portas às 8h, às 10h e às 19h. Às 8h, haverá celebrações nas igrejas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Loanda; na igreja Nossa Senhora do Carmo, no bairro Cruzeiro Celeste, e Santa Rita de Pacas, no distrito das Pacas.

Às 18h, a Missa ocorre na igreja Mãe Rainha, no bairro Vale do Sol. Por fim, às 19h, as cerimônias ocorrem nas igrejas Santa Luzia, no bairro Palmares; São Judas Tadeu, no bairro Novo Cruzeiro; e Nossa Senhora de Lourdes, no Lourdes. Também haverá uma celebração da Palavra na igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Satélite.

Cemitério Histórico

O Cemitério Histórico de João Monlevade, no bairro Vila Tanque, abre as portas no sábado, das 8h às 16h. O local abriga os restos mortais de importantes personalidades para a história do município, como o francês Jean Antoine Félix Dissandes de Monlevade e o edificador da moderna usina da ArcelorMittal, Louis Jacques Ensch. O espaço começou como o local de sepultamento dos escravizados do pioneiro Monlevade, ganhando o apelido de “cemitério dos escravos”.