O projeto Memória em Fios realiza no próximo sábado (5) uma exposição cultural em João Monlevade. Através da mostra, o projeto quer mapear as bordadeiras locais e reunir peças antigas e atuais que contam a trajetória dessas artistas. O bordado é uma arte de vários séculos, passada de geração em geração.
A iniciativa, que recebeu recursos da Lei Paulo Gustavo municipal, recupera e divulga a arte do bordado na cidade. Além de reunir as artistas, a iniciativa também estimula a formação de novas bordadeiras, mantendo viva a arte, estimulando a economia local e arregimentando novos apreciadores. Durante o evento, haverá uma roda de conversa com as participantes do projeto e o coletivo As Artiosas.
Conforme Elaine Andrade, uma das participantes da proposta, o projeto é um uma iniciativa do coletivo As Artiosas, que surgiu em João Monlevade no ano de 2018. O grupo nasceu a partir de 6 artesãs que se reuniram diante da necessidade de terem um ponto fixo para exposições e vendas de seus produtos artesanais. Atualmente, o conta com nove artesãos locais, de diversos segmentos. A exposição do projeto “Memória em Fios” acontece das 10h às 15 horas, neste sábado (5) na loja As Artiosas, na rua Armando Batista, 45, Carneirinhos.