O Ministério da Cultura reconheceu a Folia da Vaca Mineira e o grupo Acordar Cultural como Pontos de Cultura em João Monlevade. O certificado fortalece a Rede Cultura Viva, e atesta que as duas entidades desenvolvem manifestações relevantes à comunidade. Dessa forma, as duas instituições reforçam o Sistema Nacional de Cultura, sendo reconhecidas como agregadoras de valor artístico à sociedade.
Folia da Vaca Mineira
A Folia da Vaca Mineira é um grupo folclórico de João Monlevade que resgata a história e vivências dos antepassados repassados através das artes cênicas, música e dança. O grupo surgiu a partir do Grupo de Convivência da Melhor Idade Arco-Íris, criado em 2004 para aumentar a expectativa de vida para mulheres e homens aposentados, resgatando o motivacional através de atividades físicas e artesanato. Em 2007, Terezinha Miranda, uma das integrantes, decidiu junto aos membros introduzir as novas atividades como meio de integração social. A Folia da Vaca Mineira é presença constante nos desfiles de Sete de Setembro e outros eventos artísticos.
Acordar Cultural
A Associação Acordar Cultural surgiu a partir de um curso de gestão cultural promovido em 2011 durante o Festival de Artes Cênicas de João Monlevade, com participantes de toda a região do Médio Piracicaba e de diferentes áreas artísticas. O grupo promove ações que abarcam todas as manifestações culturais, com trabalhos de capacitação de artistas e cidadãos nas áreas culturais. A entidade também realiza desde 2012 o projeto Piquenique Acordar Cultural: Encontro de Arte e Cultura de João Monlevade, que incentiva a troca de saberes, capacitação e letramento das políticas públicas para a cultura.
Reconhecimento
Para Andréa Abade, uma das diretoras da Acordar Cultural, a certificação é fruto de um reconhecimento de quase 13 anos de muito trabalho e trocas realizadas com a cultura e comunidade da cidade. Segundo ela, a gradação vem em um bom momento de retomada das politicas públicas para a cultura. Terezinha Miranda, criadora e diretora da Folia da Vaca Mineira, ficou muito feliz com mais esse reconhecimento do grupo que já existe há quase duas décadas. Niel Flávio, diretor da Acordar Cultural e produtor da Folia da Vaca Mineira, coloca a certificação como uma valorização fundamental aos grupos culturais de base comunitária.