João Monlevade tem uma curiosidade frente a outras cidades brasileiras: no município, é comum que cônjuges que se divorciam contraiam novamente casamento com os mesmos parceiros. A informação é da oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da cidade, Rosa Bedetti.

Ela explica que aqui em Monlevade muitos casais, após o divórcio e depois de um tempo, voltam a viver juntos e se casam de novo. “Antigamente, quando tinha uma separação, a pessoa não precisava se casar de novo. Bastava converter a separação em casamento novamente. Agora, o divórcio rompe todo o vínculo do casamento. Por isso, a pessoa tem que casar-se de novo”, explica. E, segundo Rosa, o que tem havido é um acerto entre o casal. “Tem sido um sucesso esses casos. Tem dado muito mais certo no segundo casamento”, afirma.

Estáveis e duradouros

E, segundo Rosa, o monlevadense tem casamentos estáveis e duradouros. Ela informa que, desde 2015, João Monlevade mantém uma média estável de 410 cerimônias por ano, mais de uma por dia, totalizando 3.814 até agora: “Essa estabilidade desmente a crença de que o número de casamentos está diminuindo ao longo do tempo”, observa.

Conforme Rosa, das uniões oficializadas nesse período, 93% delas permanecem firmes, indicando a sua força e a longevidade. Ou seja, no período, só 7% se separaram, observa. “Além disso, entre os casamentos celebrados em João Monlevade, 11 foram uniões homoafetivas, mostrando a importância da diversidade e da inclusão”, informa.

Setembro é o novo mês das noivas

A cultura popular consagrou a expressão “maio, mês das noivas”, e a temporada outonal como propícia aos matrimônios. No entanto, esse costume parece não estar tão em moda em João Monlevade. Agora, a tendência, segundo o cartório, é o mês de setembro. Para se ter ideia, em maio de 2021, foram 30 casamentos. Em setembro daquele ano, foram 42. No ano seguinte, em maio de 2022, foram 39 casamentos e, em setembro, 56. No ano passado, maio registrou 33 casamentos e setembro, 51.

O casamento

Rosa Bedetti explica que o processo do casamento civil brasileiro é dividido em duas fases. A primeira é a habilitação, que garante que não existam impedimentos legais para a união. Essa precisa ocorrer no cartório mais próximo de um dos noivos, conforme a legislação. A segunda é a celebração, onde o casamento é oficializado.

A oficial do cartório aconselha aos casais a procurarem o Cartório de Registro Civil para se informar e darem entrada no processo: “O casamento é uma escolha significativa, seja em setembro ou em qualquer outro mês. Ele estabelece uma base sólida para a construção de famílias e comunidades fortes. Se você está pensando em dar esse passo, o Registro Civil está pronto para ajudá-lo e orientá-lo ao longo do caminho”, afirma Rosa Bedetti.

O Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas de João Monlevade funciona na rua Brasília, 91, no bairro Lucília. O telefone é o (31) 3851-2940. [email protected]