A Câmara Municipal de João Monlevade realizou na noite dessa quarta-feira, 21, uma solenidade, para a entrega do Título de Filha Ilustre à arquiteta Larissa Gonçalves Reis. A homenagem foi proposta pelo vereador Gustavo Maciel (Republicanos). Conforme o autor, a homenagem “é em reconhecimento do povo monlevadense ao seu excelente trabalho na prestação de serviços de arquitetura, enaltecendo o nome do município, através de diversas premiações recebidas nacional e internacionalmente”.

Na oportunidade, Larissa Reis agradeceu pela honraria.  Emocionada, ela falou da alegria em ser homenageada. “João Monlevade é onde nasci, construí minha vida profissional, me casei, e onde hoje tenho o privilégio de criar os meus filhos. Esta cidade sempre foi e continuará sendo importante na minha vida, mesmo com as realizações e oportunidades que a internet me proporcionou. A internet abriu portas para o mundo, mas a força e o aconchego da minha terra natal são insubstituíveis”.

Discursos

Larissa ainda falou da sua trajetória profissional e dos seus projetos. Um deles, foi a construção de uma casa de alto padrão em apenas 30 dias, que atualmente abriga a nova sede do seu escritório. A construção do projeto se transformou em uma websérie. “Quando decidimos trazer esta construção para cá, foi porque acreditamos no potencial de João Monlevade. Trouxemos do Rio de Janeiro 145m² de obra pronta, em sete módulos transportados em caminhões, para instalá-los aqui, na nossa terra. Essa decisão reflete a nossa confiança no futuro de João Monlevade”.

Presente à solenidade, o vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante), também prestigiou a solenidade e parabenizou a homenageada pelas conquistas. “Você é motivo de orgulho para os monlevadenses. Parabéns pelo seu trabalho e obrigado por levar o nome da nossa cidade aos quatro cantos do mundo”.

Em discurso, o vereador Gustavo Maciel, falou da satisfação em ser o autor e poder conceder a homenagem a Larissa. Maciel lembrou que a conhece há muito tempo e sabe dos seus esforços e dedicação. “Larissa, que já recebeu tantos prêmios, recebe pela primeira vez uma homenagem no município. É uma homenagem tardia, mas é um reconhecimento muito merecido pelo impacto positivo que ela tem gerado em nossa comunidade”.

Gustavo ainda lembrou que o marido de Larissa, o advogado Thales Gonçalves, também já recebeu o Título de Filho Ilustre concedido pela Casa, e agora os dois se tornam o primeiro casal “Filhos Ilustres” do município.

Ainda na solenidade foi exibido um vídeo com depoimentos de parentes e amigos.

Mais sobre a homenageada

Larissa Reis é uma arquiteta mineira renomada, nascida em João Monlevade, formada pela Universidade FUMEC, e é amplamente reconhecida por seu excepcional conhecimento e profissionalismo na Arquitetura. Comandando seu escritório há 11 anos, Larissa tem projetos desenvolvidos não apenas no Brasil, mas também em países como França, Bélgica, Alemanha, África, Portugal, Estados Unidos, dentre outros, provando que sua atuação não tem fronteiras.

A monlevadense é defensora da Arquitetura genuína, acreditando que o design personalizado é fundamental para criar espaços que verdadeiramente atendem às necessidades das famílias. Seu trabalho lhe rendeu diversas premiações nacionais e internacionais, e ela foi eleita ao TOP3 dos Melhores da Arquitetura e Decoração do Brasil pelo Prêmio iBest.

Influente

Larissa também se destaca nas redes sociais com seu canal no YouTube, “Larissa Reis Arquitetura”, que possui quase 1 milhão de inscritos e alcançou 92 milhões de visualizações. Seu último lançamento, foi uma série inovadora intitulada: “300m² em 30 dias”, um reality de 14 episódios disponível em seu canal do Youtube, onde mostrou todos os desafios enfrentados para construir uma casa de alto padrão em um curto espaço de tempo, provando que é possível.

Ela é considerada uma das principais vozes na Construção a Seco no Brasil e tem participado de palestras ao lado de figuras influentes no setor. Seu trabalho continua a inspirar e elevar a consciência sobre a valorização da Arquitetura e de seus profissionais.