A Câmara Municipal de João Monlevade concedeu duas homenagens nessa quarta-feira (10). O nadador Samuel Guedes Ferreira recebeu o Diploma do Mérito Desportivo, proposto pelo vereador Belmar Diniz (PT), enquanto o empresário César Henrique Gandra foi homenageado como Filho Ilustre, em proposição do parlamentar Doró da Saúde (Avante).

Em seu discurso, Samuel Guedes agradeceu pela homenagem e pelo apoio da família: “Estou sem palavras. Muito obrigado a todos e se depender de mim, João Monlevade será conhecida mundialmente”. Atualmente, ele representa o Olympico Clube de Belo Horizonte, treinando sozinho com seu técnico no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG. Ele se prepara para a seletiva que será realizada em agosto em Florianópolis para o Campeonato Mundial de Curta em Budapeste, Hungria.

Belmar Diniz justificou a honraria como “reconhecimento do povo monlevadense pela brilhante trajetória esportiva do atleta que coleciona dezenas de títulos em sua modalidade levando o nome de João Monlevade pelo Brasil”. Ele parabenizou o atleta pela trajetória e dedicação com a natação, destacando a importância do apoio da família: “Estou muito feliz por poder homenageá-lo e reencontrar com os amigos da natação. Que sua determinação continue a inspirar não apenas aqueles que o conhecem, mas também todos os jovens que sonham em seguir seus passos, Samuel. Você é um exemplo lindo de dedicação para todos nós”.

O presidente da Câmara, Fernando Linhares (Podemos), também parabenizou o homenageado. “Que este momento seja apenas um marco em sua carreira de muitas realizações futuras. Parabéns pelo merecido reconhecimento, e que você siga alcançando novas alturas na natação brasileira e internacional”. O secretário municipal de Esportes, Douglas Oliveira também destacou a trajetória do atleta e parabenizou o vereador Belmar Diniz pela homenagem.

Durante a cerimônia foi exibido um vídeo com depoimentos de familiares, treinadores e dos atletas Felipe França, campeão mundial, e Arthur Xavier, nadador da seleção brasileira.

Filho Ilustre

O outro homenageado da noite foi o empresário Cesar Henrique Gandra, proprietário da empresa TotalVolks, agora Filho Ilustre de João Monlevade. A honraria foi justificada por Doró da Saúde (Avante) como “reconhecimento do povo monlevadense à sua notável trajetória profissional empreendedora na área de autopeças, contribuindo para o desenvolvimento do município”.

Em discurso, ele agradeceu a indicação para receber a homenagem e falou da felicidade em receber a honraria: “Agradeço à Câmara e ao vereador Doró pelo reconhecimento. Tenho muito orgulho em construir a minha história aqui nesta cidade”.

Doró enalteceu o trabalho e a contribuição de César no desenvolvimento da cidade. “Aproveito esse momento para reconhecer a relevância do César Gandra como empresário para nosso município. São pessoas como ele que contribuem para que a nossa cidade siga progredindo”.

Fernando Linhares destacou a perseverança e dedicação do homenageado: “Parabéns, César, por este merecido reconhecimento. Que você continue a prosperar e a deixar um legado de excelência e dedicação em tudo o que faz, sendo um exemplo para as gerações futuras”.

Samuel

Samuel Guedes Ferreira é natural de João Monlevade, e iniciou sua jornada na natação aos 8 anos na Academia Nado Livre, onde dominou os quatro estilos de nado em apenas 8 meses. Participou do projeto “Atleta do Futuro” no Sesi, conquistando suas primeiras medalhas antes de obter uma bolsa de estudos no Colégio Kennedy, onde se destacou nos campeonatos regionais e na Copa Minas. Em busca de desafios federados, ingressou no Clube Usipa em Ipatinga, mudando-se para o Vale do Aço em busca de sua carreira profissional.

Após concluir o Ensino Médio, em 2017, Samuel se mudou para Belo Horizonte para treinar no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG. Seus cinco anos de dedicação culminaram em um período de teste no Minas Tênis Clube, onde ganhou destaque no Campeonato Sul-Americano Master RJ com três medalhas de ouro e duas de prata.

Em 2022, ele se tornou atleta profissional pelo Minas Tênis Clube, treinando ao lado do seu grande ídolo, Felipe França, recordista mundial no 50m e 100m peito. Samuel também participou do Troféu Maria Lenk, campeonato mais importante da natação brasileira, ao lado de grandes nomes nacionais e internacionais. Além de conquistar o bicampeonato mineiro nos 50m peito, estabeleceu um recorde de campeonato e alcançou o 4º melhor tempo do Brasil em piscina semiolímpica.

César

César Henrique Gandra, nascido em João Monlevade em 20 de maio de 1982, é um empreendedor e proprietário da TotalVolks, especializada em peças Volkswagen. Criado em Dionísio e retornando a João Monlevade na infância, César mostrou desde cedo interesse pela mecânica, inspirado pelo ambiente familiar. Após se apaixonar pelas artes marciais na adolescência, foi na mecânica automotiva que encontrou sua verdadeira vocação.

Com o apoio da família, especialmente de seus pais, César desenvolveu suas habilidades na oficina familiar e, aos 18 anos, iniciou seu próprio negócio. Casado com Cíntia desde 2002 e pai de Davi, César viu na paternidade uma motivação para prosperar como empreendedor.

Apesar dos desafios enfrentados entre 2012 e 2015, que resultaram no fechamento de negócios devido a dificuldades de mercado, César encontrou forças para reconstruir sua carreira. Em 6 de setembro de 2017, fundou a TotalVolks, “um marco de resiliência e fé no potencial econômico de João Monlevade.”