A união de oito cooperativas de João Monlevade garantirá um início de vida mais saudável aos bebês de todo o Médio Piracicaba. No último sábado (6), o Hospital Margarida recebeu um extrator de leite materno (também conhecido como “ordenhadeira”) e uma capela para fracionamento e beneficiamento do alimento. Os aparelhos são considerados essenciais para preservar o produto, fundamental aos recém-nascidos.

A doação integrou o Dia C do Cooperativismo, que uniu oito cooperativas: Sicoob Credimepi, Sicoob Credicom, Sicoob União dos Vales, Credibelgo, Coopertramon, Copremon, Sicredi Liberdade e Unimed. A aquisição dos equipamentos, através da intercooperação, custou R$59.535,92.

Banco de leite

O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credimepi, Jacson Guerra Araújo, encorajou a união de esforços em prol de causas sociais: “Somos concorrentes apenas em nossos negócios. Para fazermos o bem, temos de ser parceiros”, afirma. Ele ressalta que o Margarida é referência regional em coleta e destinação de leite materno, com mais de duas décadas de atuação. Jacson enfatiza que a doação dos equipamentos visa também incentivar a solidariedade e as iniciativas privadas de ação social.

Uma presença importante foi a da enfermeira Maria Mazzarelo Pereira Natali, responsável pelo setor de coleta de leite materno, que foi às lágrimas durante a entrega. Muito emocionada, ela disse haver sonhado durante anos com a chegada dos equipamentos: “Há três anos eu vinha extraindo o leite manualmente. Isso era muito desconfortável para as mães doadoras. Agora, podemos coletar mais rápido e sem dor para a mulher”, disse.

O provedor do Hospital Margarida, José Alberto Grijó, destacou que a aparelhagem garante mais segurança alimentar para os bebês. Ele relembrou que, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno deve ser o único alimento para bebês de até seis meses, devendo continuar na dieta até os dois anos.

Além de proporcionarem uma extração mais confortável, o extrator e a capela previnem a contaminação do leite materno, deixando-o mais puro para a criança que o receberá. Após a coleta, o produto passa por um processo de purificação, ficando armazenado em refrigeradores até a destinação ao bebê.

O Hospital Margarida é referência regional em banco de leite, remetendo-o à Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte. Com os novos equipamentos, Maria Mazzarelo abre as portas do Hospital Margarida às doadoras: “Muitas mães estão perdendo leite, ficando com as roupas molhadas, enquanto outras precisam receber”. Entre 25 de maio e 25 de junho, a unidade coletou 4,46 litros do produto.

Dia C

O Dia C do Cooperativismo é celebrado anualmente no primeiro sábado de julho. A data, instituída em 2006 em Minas Gerais, passou a ser comemorada em todo o Brasil em 2014. As cooperativas de João Monlevade já haviam realizado ações em anos anteriores: em 2021, por exemplo, o banco de leite do Hospital Margarida passou por reforma graças ao Dia C. Nos dois anos seguintes, a iniciativa promoveu a doação de medula óssea.

Cooperativas

Em João Monlevade, existem cooperativas de diferentes setores e serviços. A Copremon agrega os servidores municipais, a Credibelgo une os funcionários da ArcelorMittal, e a Coopertramon congrega os trabalhadores do transporte. A Unimed conecta profissionais que prestam serviços de saúde a seus pacientes. Já o Sicoob Credimepi, Sicoob Credicom, Sicoob União dos Vales e Sicredi Liberdade são instituições cooperativas financeiras.