A diretora acadêmica da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg/João Monlevade), Júnia Alexandrino, recebeu no domingo (21), Dia de Tiradentes, a Medalha da Inconfidência.

A honraria entregue em Ouro Preto, é a mais alta homenagem do governo mineiro. Ela é concedida a personalidades e a instituições que contribuíram para o desenvolvimento do estado e do país.

Júnia Alexandrino nasceu em Sabará em 1980, mas cresceu em João Monlevade, onde mora desde os dois anos de idade.  Ela tem graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), onde também cursou mestrado em Engenharia Mineral. Em 2013, tonou-se doutora ao defender tese: “Correlação entre o efeito de dispersão, propriedades eletrocinéticas e flotabilidade de hematita”, na área de Tecnologia Mineral pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Histórico

A homenageada é professora efetiva da Uemg. Júnia coordenou o Laboratório de Tratamento da Universidade, entre  novembro de 2015 e agosto de 2016. Entre 2016 e 2020, coordenou o curso de Engenharia de Minas.

Júnia Alexandrino tem experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em Métodos de Concentração e Enriquecimento de Minérios. Ela atua, principalmente, na área de Tratamento de Minérios e Caracterização.

Ao receber a homenagem, Júnia destaca a importância da educação. Conforme ela, é preciso valorizar a área como um dos caminhos para a liberdade e democracia, pilares celebrados no Dia de Tiradentes. “Foi uma honra receber a Medalha da Inconfidência. Essa oportunidade nos faz resgatar valores históricos e converge a um valor muito importante: a educação.  Eu acredito que esse é um caminho que leva à liberdade e  fortalece  a nossa democracia”, afirma.

Júnia recebeu a Medalha em Ouro Preto – Divulgação

Medalha da Inconfidência

A Medalha da Inconfidência, desde 1952, é uma criação do então governador Juscelino Kubitscheck. A homenagem é entregue anualmente no dia 21 de abril a todas as pessoas que se distinguiram pela notoriedade de seu saber, cultura e relevantes serviços à coletividade.

Dessa forma, como parte das tradições, Ouro Preto tona-se simbolicamente a capital de Minas nesse dia.  Na solenidade, são entregues 170 condecorações: 40 Grandes Medalhas, 58 Medalhas de Honra e 72 Medalhas da Inconfidência.