A delegacia regional de Polícia Civil, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, lançou na manhã desta segunda-feira, 27, no Centro Cultural, o projeto “Chame a Frida”, uma atendente virtual via aplicativo WhatsApp que vai receber denúncias de violência doméstica e familiar e dar orientações às vítimas.

A partir de agora, as vítimas de qualquer tipo de violência doméstica e familiar podem entrar em contato com a assistente virtual pelo número (31) 99779 – 0330, 24 horas por dia. Autoridades municipais e regionais, policiais civis e militares, corpo de bombeiros e servidores municipais prestigiaram a cerimônia de lançamento.

O prefeito, Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho), ressaltou a importância da ferramenta para a proteção das mulheres. “A assistente virtual vai ajudar a ampliar a rede de acolhimento em nosso município, além de ser um método mais acessível para as vítimas. Os investimentos na proteção das vítimas é nossa prioridade”, disse.

Como funciona

A vítima ou o denunciante adicionam o número em sua agenda telefônica e inicia a conversa pelo WhatsApp. Assim que recebe a primeira mensagem, a atendente virtual passa a interagir de forma automática.

Por meio de mensagens pré-programadas são tiradas as principais dúvidas e dadas orientações sobre como proceder conforme cada caso. A atendente virtual ainda pode fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a polícia, além de apresentar outros serviços disponíveis.