A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo assinou na sexta-feira (21) os protocolos de intenção do programa Prospera+. Conforme a administração, O evento formalizou a adesão do município ao programa de desenvolvimento econômico. A iniciativa busca reunir políticas públicas para diversificar a economia local, antes do fim da exploração mineral na cidade.
Na ocasião, o Executivo firmou parcerias com a Sicoob Credimepi, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o governo estadual e a rede Sim+. No mesmo dia, a Prefeitura ainda formalizou a inserção de imóvel no Banco de Áreas, para a diversificação econômica do município.
O prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, o Nozinho (PDT) destacou a importância do “Prospera+”. Por exemplo, ele afirma que esse é um grande passo no planejamento para o futuro da cidade. “Sempre digo que o minério não dá em duas safras. Mas, se soubermos direcionar os recursos da mineração em sua vigência, dará uma nova safra de recursos em outras áreas”, afirmou.
O chefe do Executivo comentou também sobre a obra de duplicação do trevo da BR-381. Conforme o prefeito, o marco é importante para atrair empresas para as áreas do Distrito Industrial, bem como as ações nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e segurança pública.
Discursos
Diversas autoridades estavam presentes no lançamento. Entre essas, o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, Caio César de Castro Silva Coelho. Ele elogiou a iniciativa. “O prefeito Nozinho faz um trabalho maravilhoso. E não é de hoje. Sempre com muito compromisso com o desenvolvimento econômico e o Prospera+, do qual somos parceiros, aborda todos os pontos importantes para alcançar investimentos de novos empreendedores”, disse.
O presidente do Conselho de Administração Sicoob/Credimepi, Jackson Guerra Araújo, também destaca a iniciativa. “É importante pensar o desenvolvimento da cidade em vários eixos como o econômico, no qual o Sicoob é parceira. Iniciativas atrativas para empresários que fomentarão a geração de emprego e renda para a população”, afirmou.
O gerente de comunicação social e institucional do Invest Minas comenta os resultados do programa. Dessa forma, ele cita a importância do programa. “Temos batendo recordes de investimentos que se estabelecem nos municípios e cabe a esses oferecer benefícios para atrair as empresas, como as diretrizes do Prospera+”, afirma.
Para Alexandre Valadares Mello, diretor de relações com associados e municípios do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o município tem feito seu papel para diversificar a economia local. “Na diversificação econômica temos o tripé que é o engajamento do poder público, empresários e população e o Prospera+ prepara a cidade para o desenvolvimento”, pontua.
O prefeito de Nova União e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), Ailton Antônio Guimarães Rosa (Avante), destacou a iniciativa. “O Programa é um exemplo de planejamento para as outras cidades. Foi mostrado o quanto foi criterioso a elaboração do Prospera+”, disse.
O deputado estadual, Thiago Cota (PDT) fala das expectativas do programa. “É muito importante planejar o futuro da cidade após o período de mineração para que São Gonçalo possa continuar se desenvolvendo sendo pioneira em grandes projetos e garantindo a sua sustentabilidade no futuro” , afirma.
Prospera
Conforme anunciado, o Prospera+ é um programa que requalifica as diretrizes de políticas públicas municipais de desenvolvimento econômico. A proposta cria ferramentas de fomento para tornar o município ainda mais atrativo para novos negócios. Além disso, o programa tem o apoio institucional da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) e do Ibram.