A Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo dá continuidade aos mutirões de combate à dengue. A ação faz parte das estratégias para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Para a maior eficiência das ações, a Secretaria de Saúde solicita a ajuda da população.

Durante o mutirão, a equipe de agentes coletará resíduos capazes de reter água. A prefeitura orienta que o material deve ser acondicionado e colocado pelos moradores na calçada em frente ao imóvel para ser recolhido pelo caminhão a partir das 8h.

Os itens coletados serão: pneus, latas, potes, garrafas, plásticos, lonas, papel, papelão, tanques, tambores ou qualquer outro recipiente que acumule água. “Não serão coletados terra, entulhos de construção, galhos de árvores, folhas, restos de grama, tábuas e madeiras em geral”, informa a Prefeitura em nota.

O mutirão percorreu nesta segunda-feira (7) a região do Centro e Baixada recolhendo resíduos, inclusive às margens do rio Santa Bárbara. Amanhã, terça (8), a equipe estará no bairro Guanabara. Na quarta (9), o recolhimento será em Chácara Velha e Catungui e na quinta (10) e sexta-feira (11) no Una. As ações continuam na próxima semana, dia 17, no Vale do Sol.

As equipes da Vigilância em Saúde também percorreram nas últimas semanas a localidade de Vargem Alegre e o bairro Santa Efigênia (Patrimônio).

Dengue

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. A doença pode apresentar-se de forma benigna ou grave, e a maioria das pessoas se recupera. No entanto, é importante procurar tratamento médico se apresentar febre alta e outros sintomas, como:
  • Dor de cabeça
  • Dor no corpo e articulações
  • Dor atrás dos olhos
  • Mal-estar
  • Falta de apetite
  • Manchas vermelhas no corpo 
A dengue tem três fases clínicas: febril, crítica e de recuperação. A segunda fase, após a febre, é a mais crítica e pode levar à dengue grave, também conhecida como dengue hemorrágica. 

Para evitar a dengue, é importante combater a proliferação do mosquito, evitando acúmulo de água parada. Os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.