São Gonçalo do Rio Abaixo celebra um marco histórico na educação ao conquistar a categoria ouro na primeira edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. A honraria reconhece as boas práticas de gestão educacional realizadas no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Trata-se de uma iniciativa destinada a garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental.
São Gonçalo está muito acima das metas de alfabetização de acordo com o Indicador Criança Alfabetizada do MEC/Inep. O levantamento de 2023 apontou índice de 81%, enquanto Minas Gerais teve 61% e o país 56%. “Portanto, o reconhecimento é fruto do empenho da equipe educacional do município em busca da excelência no ensino”, afirma a administração são-gonçalense.
O prêmio
O selo é concedido pelo Ministério da Educação (MEC) em três categorias – bronze, prata e ouro – com base na pontuação obtida pelas secretarias de educação. São Gonçalo do Rio Abaixo alcançou a pontuação máxima de 100 pontos, posicionando-se entre as gestões que mais se destacaram no país.
O processo contou com a participação dos 26 estados e do Distrito Federal, além de 4.578 municípios brasileiros. Isso representa mais de 82% do total de 5.570 de municípios de todo o país.
Entre os critérios reconhecimento de excelência está a avaliação de aspectos fundamentais, como: colaboração entre estados e municípios, implementação de políticas de alfabetização, formação de professores e gestores, capacitando os profissionais envolvidos no processo educacional e distribuição de materiais didáticos complementares, essenciais para o suporte pedagógico.
Entre os 4.578 municípios participantes – mais de 82% do total nacional –, apenas os que demonstraram excelência nesses critérios receberam o reconhecimento.
Reconhecimento
De acordo com a secretária da pasta, Lucinda de Barcelos Santos esse é mais um reconhecimento do trabalho em equipe, pautado na responsabilidade, qualidade e bons resultados. “O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização simboliza não apenas a qualidade da gestão, mas também o compromisso em alcançar as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que incluem a alfabetização universal e a redução das desigualdades educacionais”, explicou.
A cerimônia oficial de entrega do selo ocorrerá em Brasília, em data a ser confirmada, reunindo os representantes das gestões contempladas. Para São Gonçalo do Rio Abaixo, a conquista reforça o compromisso de sua secretaria de educação em transformar a alfabetização em uma prioridade.
Santa Bárbara também é destaque
Outra cidade da região, Santa Bárbara, também recebeu o Selo Ouro do Programa Criança Alfabetizada. O município alcançou índice de 92%, consolidando-se como referência em educação nos anos iniciais.
Conforme a Prefeitura, o prêmio reflete a excelência do trabalho realizado pela Secretaria de Educação e o compromisso da cidade em garantir que todas as crianças tenham acesso a um ensino de qualidade nos anos iniciais. “Com estratégias pedagógicas inovadoras, práticas de gestão eficientes e políticas públicas alinhadas às necessidades locais, Santa Bárbara reafirma seu papel como líder no combate às desigualdades educacionais”, diz a administração.