São Gonçalo anuncia pavimentação de mais uma estrada rural
Via liga as comunidades do Una e Bamba, passando por Rio Claro. Segundo a administração, a obra beneficia centenas de moradores das localidades
Por A Notícia Regional | Publicado em 26/06/2024
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo anuncia a pavimentação de mais uma estrada rural no município. A administração realizará, no dia 4 de julho, processo licitatório para contratar empresa de engenharia. O objetivo é pavimentar a estrada rural que liga as comunidades do Una ao Bamba passando por Rio Claro, beneficiando centenas de moradores.
Conforme o governo, serão aproximadamente 4,6 km de asfaltamento. A obra, de acordo com a gestão municipal, garantirá mais conforto e segurança aos moradores das localidades. O valor estimado da contratação é de R$15,2 milhões. “O asfaltamento da estrada rural irá proporcionar mais conforto quanto a mobilidade dos moradores das comunidades, principalmente em período chuvoso”, informa a gestão municipal.
Sobre São Gonçalo do Rio Abaixo
O município de São Gonçalo do Rio Abaixo não apresenta o território dividido em distritos, contando apenas com a sede e trinta e nove (39) comunidades rurais. Essas comunidades são: Água Limpa, Águas Criminosas, Bexiga, Bom Sucesso, Borges, Cachoeira do Carmo, Café Nacional, Canjica, Carrapato, Chácara Velha, Coelhos, Demanda, Fernandes, Gabriel, Gralhos, Machado, Mãe d’Água, Martins, Matias, Monjolo, Morro das Almas, Passa Dez de Cima, Pau de Raio, Pedras, Pena, Placas, Ponte Coronel, Recreio, Rio Claro, Roque, São José, Santa Rita de Pacas, Serra da Vassoura, Una, Vargem Alegre, Vargem da Lua, Jurubeba (Bamba), Terra Branca, Timirim.
A sede e as localidades Mãe D’Água, Chácara Velha, Matias, Recreio e Ponte Coronel situam-se às margens da BR 381/262, rodovia federal que corta o município. As demais se distribuem por todo o município estabelecendo contato e sendo polarizadas pelos municípios vizinhos – Itabira, Rio Piracicaba, João Monlevade, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Bom Jesus do Amparo.
A porção central do território do município de São Gonçalo do Rio Abaixo apresenta um grande vazio populacional, decorrente em grande parte da estrutura fundiária existente, caracterizada pela presença de grandes propriedades, sendo a maior delas destinada a projetos de reflorestamento da Cenibra.