A Associação Mineira de Municípios (AMM) anunciou, nesta terça-feira (6), os vencedores e finalistas do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal 2025. Entre os destaques da premiação estadual, estão os municípios de Rio Piracicaba e São Gonçalo do Rio Abaixo, representantes da região do Médio Piracicaba, que mais uma vez mostraram protagonismo em projetos inovadores e de impacto social.
Rio Piracicaba foi premiado, pela segunda vez, na categoria Gestão da Educação com o projeto “Vozes Literárias – Jovens Escritores”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. A proposta incentiva alunos das escolas municipais a aprimorar suas habilidades de leitura e escrita, desenvolvendo competências de comunicação e fortalecendo o protagonismo estudantil. É o quinto ano consecutivo que o município chega à final da premiação, tendo sido vencedor em 2023, com o “Projeto Educação no Quilombo Caxambu”. Além da cidade ter sido agraciada com menções honrosas em edições anteriores.
Celebração
O prefeito Augusto Henrique da Silva e a secretária de Educação, Paula Caldeira, receberam o prêmio com entusiasmo. “A sugestão desse projeto veio da minha equipe, que é técnica e criativa, e mostra que temos um olhar muito carinhoso para a educação. Quero parabenizar a equipe e os 1.400 alunos envolvidos, que se tornaram escritores mirins com publicações registradas na Biblioteca Nacional”, destacou o prefeito.
Médio Piracicaba
Augusto Henrique também é o atual presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) e ressaltou a importância do reconhecimento estadual para as cidades da região. “Esse prêmio mostra que os municípios do Médio Piracicaba estão comprometidos com a gestão eficiente e com ações que fazem a diferença na vida das pessoas. É um orgulho ver nossa região sendo valorizada por boas práticas”, declarou o presidente.
Menção Honrosa
Por sua vez, São Gonçalo do Rio Abaixo recebeu menção honrosa na categoria Gestão do Meio Ambiente com o projeto “Sabão Ecológico”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O projeto transforma óleo de cozinha usado em sabão, promovendo a reutilização de resíduos, a preservação ambiental e a conscientização da população sobre práticas sustentáveis.
O Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal 2025 contou com 12 municípios finalistas em quatro eixos temáticos: *Educação, Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econômico. O objetivo é estimular gestões públicas mais eficientes, participativas e com resultados concretos para a população.
