A Secretaria de Cultura e Turismo de São Gonçalo do Rio Abaixo promoveu uma reunião com representantes de blocos, Polícia, Bombeiros Militar e Secretaria de Serviços Urbanos para definir as diretrizes para as comemorações do Carnaval em 2025. O encontro ocorreu na última segunda-feira (20), na Sala Multiuso do Centro Cultural.

Na ocasião, o prefeito Raimundo Nonato “Nozinho” Barcelos (PDT) destacou a importância das mudanças na festa em 2025, enfatizando a necessidade de medidas que garantam um evento mais seguro. “O carnaval é um evento familiar, por isso é importante a participação dos blocos e o cumprimento dos horários para que a festa continue no coração da cidade [Praça Central] e seja melhor a cada ano”, destacou.

Fernanda Assis – Acom – PMSGRA

O tenente Winder de Carvalho comentou que a Polícia Militar adotará medidas mais rigorosas para reforçar a segurança. Será proibida a circulação de veículos próximos às áreas de concentração dos blocos e utilização de etilômetro para monitorar o consumo de álcool. Em 2024, um motorista embriagado atropelou 28 pessoas que brincavam no bloco Makako Loko, matando uma. Ele foi condenado a 18 anos de prisão.

Na seqüência, o soldado Kayali, representando o Tenente Anderson do Corpo de Bombeiros, mencionou ações que podem diminuir os riscos, ressaltando que todo cuidado é importante. Ele informou sobre o Sistema Infociti, disponível no portal do Corpo de Bombeiros, no qual os blocos deverão se cadastrar até 10 dias antes do Carnaval.

O fechamento e o controle dos blocos serão realizados em conjunto com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Secretaria de Serviços Urbanos, com ênfase no controle do trânsito.