A despedida ao Papa Francisco comoveu fiéis em todo o mundo e no Médio Piracicaba. Mas uma jovem moradora de Itabira perdeu não apenas o chefe da Igreja, mas também um amigo muito especial. Desde 2019, Ayana Maria Silveira Figueiredo, hoje com 11 anos, escreveu cinco cartas para o Santo Padre, todas respondidas.

A menina demonstrou pesar pelo falecimento de Francisco, o primeiro Papa do Hemisfério Sul, que governou a Igreja durante 12 anos: “Eu me senti triste, porque comecei a escrever para ele com 6 anos, e eu vou sentir falta do carinho e da humildade que ele tinha”.

O A Notícia contou a história de Ayana em duas reportagens, em 2019 e 2021. Em 3 de agosto de 2019, ela assistiu à oração do Ângelus celebrada pelo Papa, e teve a idéia de escrever a ele. Na correspondência, enviada em envelope decorado com glitter e corações, Ayana falou sobre sua devoção a Jesus Cristo e a sua participação na paróquia Nossa Senhora da Saúde, além de explicar que seu nome significa “Flor Bela”.

A surpresa veio quando a carta foi respondida pelo Santo Padre, através de texto assinado pelo monsenhor Paolo Borgia, da Secretaria de Estado. O pontífice disse estar muito feliz com a mensagem de Ayana, pedindo a Jesus que a protegesse e assistisse com a Sua Graça, além de pedir que rezasse por ele, de lhe enviar um terço e uma fotografia sua e de lhe conceder a Bênção Apostólica.

A resposta impeliu a menina a participar com ainda mais vigor das atividades religiosas. Filha do moçambicano José Luiz Francisco Figueiredo e da mineira Luciana da Silveira Silva, Ayana nasceu em setembro de 2013, apenas seis meses após a eleição do arcebispo de Buenos Aires para o Trono de São Pedro. De família profundamente católica, ela freqüenta a igreja desde os quinze dias de vida, e já desde a tenra idade dedica-se à leitura da Bíblia, a assistir aos programas católicos na televisão e à oração.

Ayana escreveu, ao todo, cinco cartas ao Papa. Numa delas, em dezembro de 2020, parabenizou-o pelos seus 51 anos de ordenação sacerdotal, desejando-lhe um feliz Natal, e lhe enviou um desenho que a mostrava abraçando Francisco e um pen drive com suas fotos fazendo leituras bíblicas na Missa. Ele, novamente, respondeu, rogando para que tivesse um feliz ano de 2021, citando a Bíblia para lembrar que Deus ama a todos, e enviando o extrato de um livro sobre a sua vida.

Divulgação

Rememorando os fatos após o falecimento de Francisco, Luciana conta sobre a alegria da família em receber uma mensagem do Santo Padre: “Uma satisfação imensa em receber atenção da pessoa que representa nossa Igreja Católica. Um incentivo para aumentar nossa fé, para continuarmos a buscar a Deus e realizar as práticas das orações do terço, oração pessoal, buscar intimidade com Deus, freqüentar as missas e sermos pessoas melhores, que sabem acolher e tentar evitar julgamentos, como ele bem tentou ensinar”. Ela própria recebeu uma carta em separado, e agradeceu pelo carinho dispensado pelo pontífice: “Em cada resposta era visível a atenção, era citado o presente enviado, ou o que estava escrito ou a data da carta”.

O conclave que escolherá o sucessor de Francisco deve ser iniciado nos primeiros dias de maio, a seguir aos funerais do Papa argentino. Em sua simplicidade, Ayana tem um pedido para o futuro chefe da Igreja: “Sobre a escolha do novo Papa, eu queria que ele fosse brasileiro”.