A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou nesta segunda-feira (4) o Chame a Frida, na Delegacia de Polícia Civil em Barão de Cocais. O projeto fortalece as ações de enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres a partir de uma assistente virtual para o aplicativo WhatsApp.

Segundo o delegado titular em Barão de Cocais, Daniel Mansur da Cunha Pedro, o objetivo é promover a segurança das mulheres no ambiente familiar, reforçando a atuação da comunidade local na defesa dos seus direitos. O Chame a Frida já está em funcionamento nas Delegacias de Atendimento à Mulher em Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo e João Monlevade. A previsão é que o projeto seja lançado em Santa Bárbara no próximo dia 18 de novembro. Hoje, “Frida” está em mais de 40 cidades mineiras.

O delegado regional em Itabira, Diogo Luna, destacou que o Chame a Frida está alinhado com o objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5 da Agenda 2030 da ONU. A proposta visa a eliminação de todas as formas de violência contra mulheres nas esferas pública e privada.

Como funciona

O atendimento virtual “Frida” viabiliza a denúncia de casos de violência contra mulheres via Whatsapp. Por meio do “Frida”, as mulheres conseguem solicitar agendamento para formalizar medidas protetivas, solicitar cópia das medidas, tirar dúvidas sobre as leis que garantem seus direitos e punem os agressores. Também podem ser feitas denúncias de agressões a crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.

Conforme a Polícia, tudo ocorre via atendimento automático, embora o sistema seja monitorado 24h por um policial de plantão. Frida tem um menu com diversas opções, identificando a necessidade de atendimento imediato. Por ele, a vítima pode também enviar a sua localização, em caso de emergências e agressões.

As respostas automáticas que esclarecem dúvidas e dão orientações foram baseadas na realidade de atendimento contando com a experiência de sua criadora, a escrivã da polícia civil Ana Rosa Campos. Ela atua em casos de violência contra a mulher e criou o app durante a pandemia, para ajudar vitimas de violência, sobretudo, da zona rural, que tinham dificuldades de acionar a polícia.

Presenças

O lançamento contou com a presença de autoridades locais e regionais, entre elas o delegado regional em Itabira, Diogo Luna Moreira; o prefeito de Barão de Cocais, Décio Geraldo dos Santos; o presidente da Câmara Municipal de Barão de Cocais, João Lima; o delegado titular em Barão de Cocais, Daniel Mansur da Cunha Pedro; o juiz da Comarca de Barão de Cocais, Luiz Henrique Guimarães de Oliveira; o promotor de justiça em Barão de Cocais, Daniel Polignano Godoy; o delegado em Santa Bárbara, Vitor Amaro Debuschi Beloti; o titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em João Monlevade, Lucas Pena Forte, além de representantes da OAB e secretarias municipais.