Uma iniciativa criada há dois anos em São Gonçalo do Rio Abaixo já beneficiou 45 produtores de leite. A medida do governo municipal busca alcançar níveis mais elevados de produção e qualidade do rebanho. De acordo com o secretário de Agricultura, Luiz Alberto de Araújo Moreira, até o momento, foram 210 prenhes confirmadas, ou seja, 210 embriões. Um investimento até o momento de mais de R$420 mil para melhoria genética dos animais produtores de leite.
Um dos beneficiados pelo Programa é Nilson Costa, produtor de gado leiteiro da localidade do Una. Ele mostrou duas novilhas, as quais são fruto da inseminação. Na ocasião, a veterinária da secretaria, Vivian Mendes, realizou ultrassom em outra vaca já prenha. Segundo ela, o embrião é feito com sexagem, com 90% de chance de serem fêmeas, já que o objetivo é produzir matrizes para ampliar a produção de leite dos produtores.
Como participar
Segundo a administração, os interessados em participar do Programa de Melhoramento Genético deve fazer a inscrição na Secretaria de Agricultura e apresentar comprovante de que está na atividade leiteira a no mínimo de 2 anos, ter o cartão do IMA e ser do munícipio de São Gonçalo.