O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), conseguiu viabilizar sua candidatura, em chapa única, para a presidência da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig).  A entidade reúne dezenas de cidades mineradoras do estado e do país e tem como objetivo representar as cidades que desenvolvem atividade mineral junto aos poderes públicos.

Na composição da chapa, entre outros nomes, Marco Antônio contará com o prefeito de Rio Piracicaba e atual presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) e do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (Consmepi), Augusto Henrique da Silva (Cidadania).  Ele será diretor de municípios atingidos da entidade mineradora.

A confirmação foi feita na última sexta-feira (20), durante a eleição da Amepi, da qual Marco já foi presidente e, atualmente, é membro do Conselho Fiscal. O prefeito destacou que sua candidatura tem como objetivo fortalecer a região, considerada o berço da mineração no Brasil.

Desde o fim do ano passado, Marco fala do desejo de ficar à frente da Amig e busca dar mais protagonismo para Itabira e região. Segundo ele, é essencial que Itabira esteja à frente da entidade, especialmente, em um momento decisivo para o setor mineral no município. Ele conversou com outros prefeitos da região e também recebeu o apoio. “Somos o primeiro município brasileiro minerado em larga escala, há mais de 80 anos. E estamos diante de um momento decisivo na nossa história. Itabira tem muito a contribuir para uma nova mineração no Brasil”, disse em entrevista recente para a rádio O Tempo FM, em Belo Horizonte.

As eleições para a AMIG estão previstas para a próxima quinta-feira (16). Nos bastidores, consolidou seu nome como consenso entre os prefeitos dos municípios mineradores. Inicialmente, havia um segundo interessado na disputa, Anderson Cabido (PSB), prefeito de Congonhas e ex-presidente da Associação dos Municípios Mineradores do Brasil (Amib).

No entanto, Cabido não avançou na formação de uma chapa, abrindo caminho para a candidatura única de Marco. Ele terá como vice, a prefeita de Canaã dos Carajás (Pará), Josemira Gadelha (MDB). O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV) também integra a chapa como um dos diretores.

Trajetória e desafios

Marco Antônio Lage foi reeleito para o segundo mandato em Itabira com 76,13% dos votos válidos. Ele defende que as cidades mineradoras invistam em novas fontes de recurso e diversifiquem a economia para além da mineração. O chefe do Executivo itabirano tem uma longa trajetória de atuação em associações regionais. Além de presidir anteriormente a Amepi e o Consmepi,  ele também presidiu o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (Ciscel) de 2020 a 2022.