Prestigiada por autoridades, sessão festiva abriu calendário de comemorações dos 40 anos da Amepi, celebrados em setembro e com um ano cheio de realizações

Em noite especial, com uma solenidade emocionante e prestigiada por lideranças e autoridades, o prefeito de Rio Piracicaba, Augusto Henrique da Silva tomou posse como presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) e do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi).

A solenidade aconteceu na noite de sexta-feira (10), no salão nobre do Real Esporte Clube, em João Monlevade, cidade sede da associação e dos consórcios. O evento foi prestigiado pelo presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), o ex- prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius Bizarro.

Além dele, o desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo, lideranças, prefeitos, primeiras damas, vices, secretários, servidores, colaborares da Amepi e Consmepi, presidentes de Câmaras Municipais, vereadores, representantes de entidades da sociedade civil e associações comerciais de toda a região também marcaram presença.

A solenidade contou com belas apresentações do Coral Afro Vozes de Caxambu, Coral Gospel Raízes do Quilombo e Coral Adulto de Rio Piracicaba. Ao longo da cerimônia, eles interpretaram clássicos e canções ancestrais, marcando a cerimônia com um clima especial. Os grupos de Rio Piracicaba, foram convidados pelo presidente Augusto, que destacou a importância de valorizar os artistas e a cultura local da região.

Mesa de autoridades

A mesa de autoridades foi composta pelos prefeitos: de Rio Piracicaba, Augusto Henrique; de Dom Silvério, José Braulio Aleixo; de São Domingos do Prata, Fernando Rolla; de Itabira, Marco Antônio Lage; de Santa Bárbara, Alcemir dos Santos; de Nova União, Waldir José dos Santos; de Bela Vista de Minas, Samantha Aparecida de Ávila Costa Magalhães; de Nova Era, Txai Costa; de João Monlevade, Laércio Ribeiro; de Barão de Cocais, Geraldo Abade Das Dores; de Bom Jesus do Amparo, Wanderlei dos Santos Ribeiro; de Catas Altas, Saulo Morais Castro; de Dionísio, Marciny Martins Pereira; de Passabém, Luciano de Sá Madureira; de Santa Maria de Itabira, André Lúcio Torres; de São José do Goiabal, Ailton Geraldo dos Santos e o vice-prefeito de Alvinópolis, Cláudio Alves Guilherme (representando o prefeito Lindouro Modesto Gomes).

Posses e discursos

No mesmo evento, também foram empossadas as presidências do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi), que tem a frente o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro e, como vice, Augusto Henrique, de Rio Piracicaba; e do Consórcio Regional de Saneamento Básico (Corsab), presidido pela prefeita de Bela Vista de Minas, Samantha de Àvila e, pelo vice, o prefeito de Nova Era, Txai Costa.

Em sua fala, o presidente da AMM, Marcos Vinícius Bizarro destacou a importância do associativismo para ajudar a vencer os desafios da gestão e dificuldades emergenciais de cada município. Marcos Vinícius também parabenizou o presidente Augusto e disse que a associação mineira está à disposição para resolver as demandas dos municípios do Médio Piracicaba.

O prefeito Laércio Ribeiro, ao assumir o Cismepi para mais um mandato, destacou conquistas e investimentos em sua gestão para, de forma consorciada, melhorar a saúde dos cidadãos das cidades consorciadas. Já Samantha Ávila, frisou que os Consórcios reforçam o compromisso de desenvolvimento regional. Ela frisou que as parcerias e a união da região fortalece os municípios.

Divulgação

Discurso do presidente

Ao tomar posse, Augusto Henrique destacou a força cultural, econômica e o desenvolvimento da região, como uma das mais importantes do estado e do país. “A Amepi e o Consmepi nasceram grandes, pela relevância e trabalho em prol das cidades da região e devido à grande importância da região para Minas e para o Brasil”. Ele destacou que o Médio Piracicaba é berço da mineração e da siderurgia, desde a chegada de Jean Monlevade da França. Além disso, frisou o comércio forte e a vocação de cada cidade, além do povo acolhedor, da cultura e dos patrimônios imateriais da região. “A Amepi não vai perder o cunho político e o Consmepi vai promover grandes avanços para as cidades consorciadas, de forma coletiva e com união”, reforçou.

Augusto também falou da responsabilidade e da importância de liderar a Amepi pelos próximos dois anos, sobretudo, no ano dos 40 anos da entidade. Ele citou algumas das ações, como a retomada da Amepi Itinerante nos municípios, entre outras realizações e eventos. O presidente destacou que o seu trabalho terá como foco o desenvolvimento regional e o fortalecimento das entidades para serem referências nacionais. “É uma grande oportunidade de contribuição para o desenvolvimento da nossa região, através do nosso trabalho e empenho. Vamos fazer da nossa região um exemplo para o país, como ela merece”, afirmou. Ele ainda se colocou à disposição dos prefeitos em sua gestão no próximo biênio. Ele também prestou homenagens aos ex-presidentes da Amepi e Consmepi, os prefeitos de Itabira, Marco Antônio Lage e de Nova União, Aílton Guimarães, que comandaram a entidade nos últimos dois anos.

Divulgação

40 anos da Amepi

Abrindo as comemorações dos 40 anos Amepi em setembro deste ano, Augusto apresentou a nova logomarca desenvolvida especialmente para a ocasião. Ela traz os dizeres: “Amepi 40 anos: Conectando Municípios, Transformando Vidas”. Essa é a essência da Amepi que, desde 1985, promove a articulação entre os municípios para o desenvolvimento e melhorias para a vida dos cidadãos. Após a apresentação, sob aplausos, o presidente Augusto propôs um brinde e desejou vida longa à Amepi e ao Consmepi. A noite festiva terminou com coquetel e show da banda Vibes, de Caeté.