Representantes do Movimento Pró-Vidas da BR-381 se reuniram na manhã desta quinta-feira (15), na sede do Crea-MG, em Belo Horizonte. Conforme o coordenador do movimento, o monlevadense Clésio Gonçalves, o encontro serviu para discutir e propor aos deputados mineiros, a inclusão de recursos no Orçamento de 2026 da União, destinados às obras de duplicação da rodovia. Sobretudo, nos lotes 8A e 8B, além de valores para desapropriações e reassentamentos de famílias residentes às margens da estrada.

Durante o encontro, foi aprovada a proposta de destinação de R$350 milhões para a execução das obras nos dois lotes, valor compatível com o orçamento total estimado de R$1,1 bilhão, a ser executado em três anos. Segundo os cálculos apresentados, o investimento anual necessário seria de aproximadamente R$366 milhões.

Além disso, o movimento propôs a alocação de R$150 milhões para despesas com reassentamentos, dentro de um total estimado de R$300 milhões para essa finalidade. Também foi sugerida a destinação de R$150 milhões para as desapropriações previstas ao longo do traçado da rodovia.

Conforme Clésio, o próximo passo será a elaboração de um documento técnico com os valores aprovados e suas respectivas justificativas. O material será encaminhado ao Ministério dos Transportes, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e à bancada mineira na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Também participaram da reunião, o integrante do Pró-Vidas, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Sabará, Wander Borges; o presidente do Crea- MG, Marcos Vinícius Gervásio e conselheiros Álvaro Goulart, ⁠Antônio Humberto e ⁠Edílio Ramos Veloso; o representante da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, ⁠Eduardo Quaresma; o representante da Prefeitura de João Monlevade, ⁠Cristiano Araújo; o representante da Prefeitura de Barão de Cocais, ⁠Thiago Ribeiro; o representante do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg) e Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), ⁠Luciano Medrado.

Também, de forma virtual, participaram o prefeito de Timóteo, Capitão Vitor (Republicanos), representante do Vale do Aço e do prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB).

Mais ações

Ainda durante a reunião, os participantes definiram que o Movimento deve atuar no acompanhamento das licenças ambientais e de outras autorizações necessárias para as obras da BR-381, com o objetivo de evitar atrasos. Também ficou decidido que serão buscadas novas instituições estaduais ligadas ao setor de transportes, além de entidades de classe, para aderirem ao manifesto com as propostas do grupo.

Houve a sugestão de enviar a proposta ao Ministério da Fazenda e ao Ministério do Planejamento. Foi proposto, ainda, envolver a Assembleia Legislativa (ALMG) no Movimento, considerando a relevância do poder legislativo estadual nesse processo. Por fim, destacou-se a importância de incluir os municípios de Belo Horizonte e Ribeirão das Neves na pauta sobre a BR-381.

Segundo Clésio Gonçalves, a união entre entidades públicas, sociedade civil organizada e setor produtivo é fundamental para pressionar o governo federal e garantir a execução das melhorias. “Não podemos aceitar mais atrasos. Cada trecho que permanece inacabado representa risco à vida de milhares de pessoas que dependem da BR-381 todos os dias”, afirmou.