Já o leilão, a expectativa é de que ocorra nos primeiros meses do segundo semestre

O ministro dos Transportes, Renan Filho, cumprindo agenda no Vale do Aço nesta segunda-feira (8), garantiu a publicação de dois editais para a BR-381 até o fim de maio. As propostas correspondem às intervenções no “gargalo” da saída e chegada a Belo Horizonte, correspondentes aos lotes 8A e 8B da rodovia. Radicado no leste mineiro, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, também participou da visita.

O governo federal assumiu o trecho da duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Caeté. A medida é considerada um trunfo da União para aumentar a atração de empresas privadas para o leilão de concessão do restante da rodovia. Para o ministro, a redução dos riscos geológico, de engenharia e a retirada e o reassentamento de cerca de duas mil famílias, além da elevação da taxa interna de retorno do projeto, são positivos. “Vão elevar a atratividade e garantir que o leilão seja bem-sucedido na Bolsa de Valores de São Paulo”, apontou Renan. Esse leilão deve ocorrer até o mês de setembro.

As obras são tratadas como prioridade pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Vamos publicar os editais (para o trecho da saída de BH) até maio. Em aproximadamente 100 dias, se der tudo certo, teremos contrato e poderemos ter ordem de serviço”, informa o ministro.

Participação regional

O anúncio do Ministro  ocorre após intervenção da região, através da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) e do Movimento Pró-Vidas da BR-381. Desde o ano passado, prefeitos, representantes de associações comerciais e lideranças estiveram em Brasília em várias ocasiões em reuniões com o governo.

Presente ao Vale do Aço, em evento com o ministro, o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT) está otimista com as notícias. “Estamos avançando com planos de melhorias para a BR-381, incluindo propostas para leilão da concessão ainda este ano”, disse ao lado do vice-prefeito, Fabrício Lopes (Avante). O presidente do Movimento Pró-Vids, Clésio Gonçalves, fez uso da palavra e destacou a importância da duplicação para a região e disse que o Movimento é porta voz de várias entidades públicas, lideranças. sindicatos e associações.

Leilão

Já o leilão de concessão de toda BR-381, está previsto para o segundo semestre. Este será o terceiro em três anos consecutivos. Os dois últimos terminaram sem interessados. Conforme o Ministério dos Transportes, a privatização pode render investimentos de R$ 10 bilhões.

Marina Bhering