O Torneio Início de Judô 2025, realizado no sábado (22), no Ginásio Poliesportivo Divino Braga, em Betim, trouxe mais conquistas para o judô de São Gonçalo do Rio Abaixo. Conforme a Prefeitura, duas atletas da categoria Sub-13 subiram ao pódio na competição.
A judoca Emanuelly Santos ficou em 4° lugar na categoria. Já Marcela Souza conquistou o 1° lugar. Assim, ela se classificou para disputar o Campeonato Brasileiro previsto para os dias 22 e 23 de março na Bahia.

Conforme a Secretaria de Esportes de São Gonçalo, além de revelar alguns dos melhores judocas mineiros, o torneio funciona como uma seletiva para o Campeonato Brasileiro Região III. Essa competição abrange os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.
A delegação de São Gonçalo contou com oito representantes. Os atletas são alunos do projeto de judô desenvolvido em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.
Ajudôu
Esse projeto, segundo a administração, é desenvolvido na cidade pelo Instituto Ajudôu, através da Lei de Incentivo ao Esporte com patrocínio da Vale. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver crianças e adolescentes em diversas áreas do esporte e é promovida pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude do Município. A iniciativa é realizada desde o ano de 2022 e centenas de crianças e adolescentes já participaram e ainda participam da realização.