Uma recente pesquisa de intenção de votos do DataMG revelou os principais nomes cotados para as eleições de 2026 em Itabira, tanto na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa quanto na Câmara dos Deputados. Os resultados mostram cenários distintos entre as pesquisas espontânea e estimulada, além de um elevado índice de eleitores indecisos.

Deputado estadual

Na corrida para deputado estadual, o ex-prefeito João Izael e o ex-deputado Bernardo Mucida despontam como principais lideranças itabiranas. Na pesquisa espontânea (quando não são apresentados nomes aos entrevistados) Bernardo Mucida aparece na frente com 4,1% das menções, seguido de perto por João Izael, com 3,5%, e pelo atual prefeito Marco Antônio Lage, com 3,2%. Outros nomes lembrados incluem a primeira-dama Raquel Guimarães, com 1,3%, além de diversas lideranças locais e estaduais que pontuaram abaixo de 1%.

O dado mais expressivo, no entanto, é o alto número de eleitores que ainda não definiram seu voto: 67,7% não souberam ou não quiseram responder, enquanto 8,9% afirmaram que votariam em branco ou nulo.

Na pesquisa estimulada (quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos) João Izael lidera com 19% das intenções de voto, seguido por Bernardo Mucida, com 13%. Outros destaques são Gabriel Quintão, ex-secretário municipal, com 7%, e Raquel Guimarães, com 5%. Deiró, presidente da Aposvale, aparece com 3%.

Além disso, 9% dos entrevistados indicaram preferência por outros candidatos identificados com a direita, enquanto 4% manifestaram apoio a candidatos de esquerda. Brancos e nulos somam 17%, e os indecisos representam 23%.

Deputado federal

Na pesquisa espontânea para a Câmara Federal, o atual prefeito Marco Antônio Lage lidera com 9,8% das menções, seguido por André Viana, presidente do sindicato Metabase, com 3,2%, e pelo ex-vereador Neidson Freitas, com 1,9%. Outros nomes citados não ultrapassaram 1,3%. Assim como na disputa estadual, o índice de indecisos permanece alto: 67,4% não souberam ou não quiseram responder, e 9,2% afirmaram que votariam em branco ou nulo.

Já na pesquisa estimulada, Marco Antônio Lage amplia significativamente sua vantagem, alcançando 44% das intenções de voto, consolidando-se como o principal nome local na disputa federal. André Viana aparece como uma opção forte, com 15%, seguido por candidatos identificados com a direita (9%) e Neidson (7%). Candidatos de esquerda somam 2%, enquanto 13% dos entrevistados indicaram intenção de voto branco ou nulo, e 10% ainda estão indecisos.

Indecisos

Os resultados evidenciam um cenário de polarização entre algumas figuras tradicionais da política itabirana, mas também, indicam que a eleição segue em aberto, especialmente em função do elevado percentual de eleitores indecisos e das intenções de voto branco ou nulo.