A Câmara Municipal de Rio Piracicaba foi a anfitriã do Encontro de Integração do Parlamento Jovem do pólo Médio Piracicaba. A conferência foi realizada na última sexta-feira (26) no Villa Hotel e reuniu cerca de 200 integrantes do Parlamento Jovem de Itabira, Nova Era, São Gonçalo do Rio Abaixo e Catas Altas, além da própria Rio Piracicaba.

Este ano, os estudantes debatem o tema “Melhorias no Ensino Escolar”, contando com a contribuição do superintendente regional de Educação de Nova Era (SRE), Joel dos Santos Pereira, como palestrante convidado. Sob o título “Estudante em pauta: e o Novo Ensino Médio?”, Joel abordou diversas questões, desde as expectativas da comunidade escolar até medidas para combater a evasão e promover melhorias no ensino público de Minas Gerais.

O prefeito de Rio Piracicaba, Augusto Henrique da Silva (Cidadania), destacou o protagonismo juvenil incentivado pelo Parlamento Jovem: “Reconheço a importância da implantação do Parlamento Jovem. É gratificante ver novas lideranças surgindo para servir à comunidade. Muitos se envolverão na política, mas outros aprenderão a servir em seus bairros, associações ou entidades religiosas, porque o PJ vai além da política eletiva”. Ele também elogiou o presidente da Câmara Municipal, Sebastião Rômulo Linhares (PSDB), pela implementação do programa na cidade.

Linhares expressou sua satisfação em implantar o Parlamento Jovem em Rio Piracicaba, com o apoio dos parlamentares locais. “Entre todos os projetos que implementei, o Parlamento Jovem é o que mais me orgulha. Agradeço o apoio dos meus colegas parlamentares, que também defendem essa causa. É uma honra receber todos esses jovens e desejar-lhes sucesso em seu trabalho”. O evento contou com a presença de vereadores, da vice-prefeita de Rio Piracicaba, Aparecida Maria Araújo Oliveira (Cidadania). Também participaram representantes das Câmaras de Catas Altas e Nova Era, professores e coordenadores municipais e regionais.

O Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem é um programa de formação cidadã e política, organizado pela Escola do Legislativo da Assembleia de Minas Gerais. Em sua vigésima edição, conta com a participação de 149 Câmaras Municipais, distribuídas em 20 pólos regionais. Dentro da programação, os estudantes do Parlamento Jovem participaram de dinâmicas relacionadas à temática. O programa desafia-os a criar representações visuais do futuro da educação e apresentar planos de ação, seguidos de votação das propostas.