As cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo e Dom Silvério São Gonçalo do Rio Abaixo são destaques no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), conforme dados referentes ao último ano letivo. Dom Silvério conquistou nota 7,8, enquanto São Gonçalo recebeu nota 7,2.
Com esse resultado, os municípios ultrapassaram a média nacional, que obteve índice 6. A título de comparação, os municípios obtiveram notas superiores às maiores cidades do estado, como Belo Horizonte e Contagem, que receberam 5,9 e 5,6, respectivamente. Alias, quase todos os municípios da região do Médio Piracicaba superaram as notas das maiores cidades do estado (veja no quadro abaixo).
O Ideb é uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente. Além disso, estabelece metas para a melhoria do ensino. A medida foi criada em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma autarquia do MEC.
O índice é calculado numa escala de 1 a 10, a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho em português e matemática nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizados a cada dois anos.
Para a secretária de Educação de São Gonçalo do Rio Abaixo, Lucinda Imaculada de Barcelos Santos, o Ideb é um importante indicador dos resultados da qualidade da educação de São Gonçalo do Rio Abaixo. “Ele reflete boa parte do investimento e o trabalho que é realizado por uma equipe engajada e comprometida com a aprendizagem de nossos estudantes. Seguimos confiantes que a educação é o principal caminho para transformar a realidade do nosso país”, destacou.