A BR-381, no trevo de São Gonçalo do Rio Abaixo, altura do km 379, será interditada nos dois sentidos por três horas nesta quarta-feira (24). Conforme a empresa Vale Verde, responsável pela obra, a partir das 13h o trânsito será fechado para os trabalhos de desmonte de rochas, com uso de explosivos.

Os motoristas de Monlevade e região, que planejam trafegar pela BR-381 no trecho durante esse período, devem ajustar seus horários de viagem para evitar transtornos.

Mudança de datas

Previstas anteriormente para acontecer às segundas, quartas e sextas-feiras, a detonação de rochas nas obras do trevo de São Gonçalo do Rio Abaixo, terá uma mudança das sextas, para os sábados. A mudança é válida a partir desta semana e o cronograma prevê interrupções até o dia 14 de setembro.

Divulgação – Construtora Vale Verde
A BR-381, no trevo de São Gonçalo do Rio Abaixo, altura do km 379, na região Central de Minas Gerais, pode ser interditada para: 

  • Desmonte de rochas com uso de explosivos 
  • Obras de implantação da interseção na cidade 
Quando a BR-381 é interditada, é recomendado que os motoristas busquem rotas alternativas de viagem, como:
  • MG-120, na estrada Nova/Itabira
  • Estrada para Itabira, em Nova Era
  • Estrada sentido a MG-434, na entrada da cidade 
A construtora responsável pela ação, a Vale Verde, recomenda que os motoristas evitem a região.

O novo trevo

O novo trevo da BR-381 é inteiramente realizado pela Prefeitura e contará com passagem superior, duas rotatórias laterais nos dois sentidos e passagem através de túnel, promovendo mais segurança e um melhor acesso à cidade.
O trevo será o acesso principal a São Gonçalo do Rio Abaixo. Ele vai facilitar o escoamento da produção, o acesso aos distritos industriais do município, além de contribuir com a preservação do patrimônio histórico com a retirada de veículos pesados do centro da cidade.
Além disso, promoverá mais segurança, pois diminuirá a utilização do hoje principal acesso, próximo à estrada secundária para a mina de Brucutu, local em curva na BR-381, e extremamente perigoso.