O tema “Aquecimento Global e seus Efeitos Locais” tem ganhado destaque em discussões ambientais por sua relevância na conscientização e na promoção de ações regionais frente às mudanças climáticas. Na próxima quinta (23) e sexta- feira (24), o conselheiro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH Piracicaba) Geraldo Magela Gonçalves, o “Dindão”, fará palestras nas cidades de Rio Piracicaba e São Domingos do Prata.  Na pauta, o jornalista e ativista ambiental fez reflexões sobre o impacto das mudanças globais no cotidiano das comunidades locais.

 

Conforme o CBH, as palestras ressaltam a importância de ações locais na mitigação dos efeitos do aquecimento global, especialmente em áreas ligadas à gestão de recursos hídricos e ao uso sustentável do solo. A ligação entre as mudanças climáticas e a saúde das bacias hidrográficas é fundamental, já que essas regiões são diretamente afetadas por eventos climáticos extremos, como secos e enchentes.

 

Siga o Jornal A Notícia no Instagram, clique aqui.

 

Dindão, que faz um trabalho de conscientização através de expedições pelo rio, reforça que o aquecimento global é um fenômeno que afeta todas as regiões do planeta. No entanto, segundo ele, as consequências são sentidas de maneiras diferentes em cada localidade. “Em 2024, o mundo testemunhou um aumento significativo nas temperaturas globais, com o ano sendo registrado como o mais quente da história. Esse aumento de temperatura está diretamente ligado à crescente concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, resultante das atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis”, destacou Dindão.

 

O CBH reforça que as palestras, assim como demais debatedores do tema, são cruciais para conscientizar a população sobre os impactos locais do aquecimento global. Segundo o comitê, em Rio Piracicaba e São Domingos do Prata, essas palestras abordarão  questões específicas da região, como a alteração dos padrões climáticos, o aumento da frequência de eventos extremos, como secas e enchentes, e as medidas que podem ser adotadas para mitigar esses efeitos.

 

Participação popular

 

Para o CBH, a mobilização e a participação das comunidades são fundamentais. “Além de informar, essas palestras têm o objetivo de mobilizar a comunidade para a ação. A conscientização é o primeiro passo para a mudança, e ao entenderem os riscos e as soluções possíveis, os moradores dessas regiões podem se tornar agentes ativos na luta contra o aquecimento global. A participação em eventos como esses é fundamental para construir um futuro mais sustentável e resiliente para todos”, informa o CBH.

 

Além disso, diz Dindão, “os eventos, debates e palestras são uma oportunidade valiosa para educar e engajar a população na luta contra o aquecimento global. Elas destacam a importância de ações locais para enfrentar um problema global e incentivam a comunidade a tomar medidas concretas para proteger o meio ambiente e garantir um futuro melhor para as próximas gerações, concluiu Dindão.