A concessionária Nova 381 promoveu serviços de manutenção e na “ponte Torta”, no trecho de João Monlevade da BR-381. O guarda-corpo nas laterais da pista foi restaurado, e a junta de dilatação da pista de rolamento voltou ao normal. A intervenção é parte do plano de recuperação emergencial aplicado pela Nova381 nos primeiros 100 dias de gestão.

O movimento Pró-Vidas na BR-381, liderado pelo ex-presidente da Câmara Municipal de João Monlevade Clésio Gonçalves, endossou os pedidos pela pronta reabilitação da estrutura. A ponte que fica no quilômetro 350 da rodovia, a poucos metros do entroncamento com a BR-262 e já foi palco de acidentes gravíssimos. Conforme Clésio, antes mesmo da concessionária assumir os trabalhos, o Movimento Pró-Vidas cobrou as melhorias no local.

Polêmica

No início de 2025, o senador Cleiton Gontijo de Azevedo, o “Cleitinho” (Republicanos – MG) gravou um vídeo denunciando a precariedade estrutural da ponte. Ela tinha uma visível fenda atravessando a pista de uma lateral a outra, um buraco na passagem de pedestres e trechos em que a mureta estava amarrada com arames ou simplesmente não existia. A gravação repercutiu dentro e fora do Médio Piracicaba, com pedidos para reparos urgentes e críticas ao governo federal.