A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo promove ações contínuas desde o aumento dos casos de dengue em todo o país em 2024. Assim, o comitê criado para alinhar as ações de combate formado por representantes de diversas secretarias apontou uma redução drástica no número de casos.

No cenário atualizado das arboviroses, conforme anunciado, foram confirmados 29 casos em setembro. Já em outubro foram 19 e novembro apenas 3 casos. “O fato se justifica pelas ações preventivas como mutirões de limpeza em diversos bairros, ações diretas dos agentes de endemias em locais públicos e residenciais, onde foram detectados focos ou possíveis criadouros. Monitoramento por drone e pulverização por UBV Costal e veicular também foram grandes aliados durante o período de maior incidência”, informa a administração municipal.

Ainda segundo o governo municipal, uma boa notícia para o município é a aquisição do gerador de pulverização, o popular “fumacê”. O grupo informou ainda que a equipe de epidemiologia continua participando de treinamentos presenciais e virtuais com o objetivo de contribuir para a saúde da população.

Arboviroses

Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos por insetos e aracnídeos, como mosquitos, aranhas e carrapatos. As arboviroses mais conhecidas são: Dengue, Zika, Chikungunya, Febre amarela. 

Os sintomas comuns das arboviroses são: Febre, Dores nas articulações, Manchas vermelhas na pele, Coceira, Vermelhidão nos olhos. 

O diagnóstico definitivo das arboviroses é feito por exames laboratoriais, como a pesquisa do RNA viral, isolamento viral ou pesquisa de IgG/IgM. 

Os tratamentos para as arboviroses recomendados para os casos sintomáticos são: Acetaminofeno (Paracetamol®) ou Dipirona® para o controle da febre e manejo da dor, Ingestão de líquidos, Infusão de fluidos, Repouso. 
A febre amarela é uma arbovirose que pode ser evitada com vacinação.