A Casa do Empreendedor de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou 6.563 atendimentos gratuitos a microempreendedores são-gonçalenses entre 2021 a 2024. Esse marco garantiu o Selo Sebrae de referência em atendimento na Categoria Ouro em 2023. Outra ação importante é o Bolsa Trabalho, que incentuiva a contratação de jovens.
Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, a Casa do Empreendedor oferece ao cidadão são-gonçalense a oportunidade de registrar-se como Microempreendedor Individual (MEI), um dos principais serviços oferecidos. Além da formalização, a Casa proporciona o cadastro das empresas no sistema tributário municipal e a respectiva emissão de notas fiscais, a declaração anual de faturamento, a preparação de documentos, impressão de boletos, orientações e outros serviços gratuitos.
Conveniada a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG) ela também é parceira do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e oferece palestras, oficinas e consultorias individuais para os empresários do município.
Bolsa Trabalho
Outra iniciativa com boa adesão dos empresários do município é o Programa Bolsa Trabalho. A medida foi implantada pelo Executivo através da Lei 2.294/2023. Conforme a adminsitração, as empresas: Auto Garagem MG, Barquete Gomes Pereira, Mix Kyrius, Shock Comércio e Serviços e Condomínio Monte Verde Hotel são algumas das beneficiadas.
A Prefeitura informa que o programa de estímulo financeiro à geração de emprego e renda é vinculado a ações de promoção da inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho e sua qualificação prática. Além disso, a proposta fortalece a participação da sociedade no processo de formulação de políticas e ações de geração de trabalho e renda.
Segundo a administração, nos quatro primeiros meses, a Prefeitura paga um salário mínimo, mas o vínculo deve ser mantido por mais oito meses, sob pena de ter que devolver os valores relativos ao benefício. “Além disso, o empreendedor tem que comprovar a oferta de oportunidades de qualificação técnico profissional. Uma parceria valiosa para o andamento do Programa é com o SINE que tem participação ativa nos processos”, explica a gestão municipal.