A Câmara Municipal de Rio Piracicaba promoveu na manhã do último sábado (30) a segunda edição do projeto Cidadão Legal. O evento ocorreu em frente à sede do Legislativo, e contou com diversos serviços públicos e atividades para todas as faixas etárias.

Entre os atendimentos realizados, destacaram-se a emissão de documentos como Carteiras de Identidade e Títulos Eleitorais, além de serviços biométricos. José Geraldo da Mata, morador do bairro Praia, compartilhou sua visão sobre o impacto do projeto. “O Cidadão Legal ajuda a muitos e aproxima a Câmara da comunidade. Muitas vezes falamos mal porque não acompanhamos os trabalhos do Legislativo”, pontuou.

Isaac Bueno de Oliveira, estudante de 17 anos do Córrego São Miguel, comemorou a conquista do seu primeiro título eleitoral. “Se não fosse este evento, certamente eu demoraria mais a emitir meu primeiro título.”

A moradora Cristiana Maria da Conceição Jales, do distrito de Caxambu, também destacou os benefícios. “Tirei minha nova identidade e fiz minha biometria eleitoral. Não sei quando resolveria isso sem o Cidadão Legal.”

Números expressivos

Em quatro horas de atividades, a Polícia Civil emitiu 70 novas Carteiras de Identidade, enquanto o Cartório Eleitoral registrou 41 atendimentos, incluindo emissões de títulos e biometria.

Anágnia Flóis – Acom – CMRP

O presidente da Câmara, vereador Sebastião Rômulo Linhares (PSD), celebrou o sucesso da iniciativa. “É um orgulho aproximar a Câmara da comunidade. O aumento da participação popular na segunda edição mostra que estamos no caminho certo. Agradeço às entidades parceiras e aos colegas vereadores pelo apoio.”

Diversão em família

Além dos serviços oferecidos, o evento proporcionou momentos de lazer para as crianças. Para Janine e José Ângelo Souza, moradores da Estiva, o Cidadão Legal foi uma oportunidade de unir utilidade e diversão. “Enquanto os adultos aproveitam os serviços, os pequenos se divertem. Geralmente só saímos juntos nesses eventos”, observou Janine, que levou o filho Felipe, de dois anos.

Anágnia Flóis – Acom – CMRP

A gratuidade dos serviços foi outro destaque, conforme pontuado por Geraldo Machado Cota, que participou com a esposa Maria Helena Dias e a filha Maria Vitória, de cinco anos. “É uma oportunidade importante, especialmente para famílias grandes. Quando precisa pagar, fica complicado.”

Presenças

O evento contou com a presença do prefeito Augusto Henrique da Silva, que elogiou a iniciativa. Também participaram os vereadores Anderson da Silva Tavares, Dirlene Aparecida Tomaz, Antônio Augusto Bueno Mafra e Antônio de Pádua Guedes, além da chefe do Cartório Eleitoral, Hortência Carvalho, e servidores de órgãos parceiros como a Polícia Civil e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Saúde.