Dois importantes projetos culturais têm levado arte, educação e transformação social para os estudantes de Bela Vista de Minas. O projeto Acordes, iniciado em 2024, oferece aulas semanais de musicalização nas escolas municipais, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças e adolescentes. Em 2025, o projeto ganhou ainda mais visibilidade com apresentações especiais no aniversário da Escola Municipal Sebastião de Ávila, em março, e nas comemorações dos 61 anos do território, no mês de abril.
Já o projeto La Favelinha, conhecido por seu impacto social em diferentes regiões do Brasil, chegou à cidade no último mês de abril, com oficinas de capoeira e passinho na Escola Estadual Padre Oswaldo de Podestá, envolvendo 42 alunos. A iniciativa incentiva o empreendedorismo social, o pertencimento e o protagonismo juvenil por meio da arte e da cultura periférica.
Os projetos são realizados com o apoio da ArcelorMittal, por meio da Mina do Andrade, e foram recebidos com entusiasmo pelas escolas e pela comunidade local, reafirmando o poder da cultura como ferramenta de inclusão, identidade e cidadania. As iniciativas reforçam a importância de políticas públicas e parcerias voltadas para a democratização do acesso à cultura.
“Iniciativas como o Projeto La Favelinha são fundamentais para comunidades como a de Bela Vista de Minas”, afirma Camila Sales, analista de Relacionamento com a Comunidade da ArcelorMittal. “Ao trazer oficinas como dança e capoeira, o projeto não só amplia o acesso à arte e cultura, mas também cria oportunidades de transformação na vida dos jovens”, complementa.